SARDOAL Partido Socialista

Informação relativa à actividade do Partido Socialista no Sardoal e dos seus eleitos autárquicos. Autárquicas 2013- Sardoal a caminho da MUDANÇA

30 junho, 2008

A Assembleia Municipal de 28 de Junho de 2008- Nota de Imprensa do PS/ Sardoal

Nota de Imprensa

1-Realizou-se no passado dia 28 de Junho de 2008 , pelas 21 horas , no Centro Cultural de Gil Vicente a Assembleia Municipal do Sardoal onde no Periodo antes da Ordem do dia foi rejeitada, com 4 votos contra(PS) e 3 abstenções(PSD) e 7 votos a favor(PSD), uma proposta de Deliberação apresentada pelo Grupo Municipal do PS que visava a obrigatoriedade de gravação das sessões da Assembleia Municipal e era do seguinte teor:
"
Proposta de Deliberação


Exmo. Senhor
Presidente da Assembleia Municipal do Sardoal


Os Deputados do Grupo Municipal do Partido Socialista verificando existirem condições técnicas neste Centro Cultural Gil Vicente, para se proceder à gravação integral do teor das intervenções produzidas nesta Assembleia, facilitando deste modo o trabalho de redacção das actas das sessões pelos senhores Secretários da Mesa, bem como a fidelidade que se pretende que as mesmas traduzam, vem propor a seguinte deliberação:

1- As sessões da Assembleia Municipal passarão a ser integralmente gravadas.

2- Esta Deliberação produz efeito na primeira sessão posterior à data da sua aprovação.

Sardoal, 26 de Junho de 2008

Os Deputados do Grupo Municipal do PS
Fernando Vasco,
Adérito Garcia,
Manuel Paulo Silva,
Marta Gomes ,
Hália Santos"
2- Foi igualmente apresentado pelo Grupo Municipal do PS um voto de congratulação, que foi aprovado por unanimidade, a todos quantos trabalharam nos projectos desenvolvidos na Escola EB 2/3 , Drª Maria Judite Serrão Andrade, de Sardoal no âmbito do concurso intitulado " Como se vivia em Portugal no período da guerra colonial" e que mereceu por parte do Jurí a atribuição de 2 primeiros lugares:
"Voto de congratulação

Exmo. Senhor
Presidente da Assembleia Municipal do Sardoal


Os Deputados do Grupo Municipal do Partido Socialista tendo em consideração que A Escola EB 2,3/S Dr.ª Maria Judite Serrão Andrade, de Sardoal:
1- Participou numa iniciativa conjunta da Associação de Professores de História e da Associação 25 de Abril com o apoio da Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, as escolas do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário num concurso intitulado “Como se vivia em Portugal no período da guerra colonial”;

2- Que a respectiva participação mereceu por parte do júri a atribuição de dois primeiros lugares, respectivamente aos trabalhos efectuados em suporte de vídeo “ Trovas de um vento passado” e “ Geração de 69”;

Propõem a aprovação do presente voto de congratulação a todos quantos trabalharam nestes Projectos, designadamente:

- À Direcção da Escola EB2,3/S Drª Maria Judite Serrão Andrade;

-Aos alunos do 6º A e do 11º B;

-Aos Professores Teresa Gonçalves, António Borges, Luís Diogo, Carma Maia, Elfrida Matela e Rita Cunha Brito;

- Aos colaboradores técnicos de som e imagem Ricardo Ribeiro e Sérgio Marques,

pela oportunidade da escolha e pelo mérito reconhecido do trabalho pedagógico/científico efectuado na produção destes dois temas cuja importância histórica é inquestionável.


Mais se requer, que o teor do presente voto, seja dado conhecimento aos intervenientes citados.

Sardoal, 26 de Junho de 2008

Os Deputados Municipais,
Fernando Vasco,
Adérito Garcia,
Manuel Paulo Silva,
Marta Gomes ,
Hália Santos "
3 - Igualmente no Período de Antes da Ordem do dia foi apresentada uma Declaração Política pelo líder do Grupo Municipal do PS na Assembleia Municipal, Fernando Vasco , que foi do seguinte teor:
"Declaração política
PAOD



Senhor Presidente da Assembleia Municipal,
Senhoras e senhores Deputados Municipais,
Senhor Presidente e Senhores Vereadores
Minhas senhoras e meus senhores,


De acordo com o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2005, a pag 87, existiam 3 municípios que apresentavam uma despesa com pessoal superior a 50% do total de despesas. Um dos três era, obviamente, fruto da política levada a efeito nos últimos 15 anos, o Concelho do Sardoal com 57,9%.
O nosso concelho ocupava em 2005 o 1º Lugar de entre os 308 municípios existentes em Portugal que apresentava um maior peso das despesas com pessoal nas despesas totais.

Temos ouvido, nesta Assembleia, o Senhor Presidente da Câmara defender, não muitas vezes, é verdade, mas sempre vai defendendo “a sua política de gestão e de rigor orçamental”

Vejamos, neste caso concreto, em que é que se traduz esse rigor apregoado.

Em 2006, de acordo com o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, recentemente publicitado, O Sardoal perdeu o 1º lugar entre os Municípios que mais gastavam com pessoal. O Sardoal foi ultrapassado pelos concelhos de Barrancos e Golegã, mas não foi por mérito próprio, pelo contrário, o Sardoal em 2006 ainda gastou mais em pessoal. De 57,9% em 2005 passou para 59,44% em 2006. Barrancos e a Golegã é que gastaram ainda mais que o nosso Concelho.

Mas será que este aumento de pessoal, se reflectiu no aumento e melhoria dos serviços prestados aos Sardoalenses?

Deixem-me que vos diga que a culpa não é, como é fácil de apontar, dos funcionários municipais. A Autarquia tem bons funcionários municipais e alguns com excelentes qualificações.
A questão que se coloca é de uma total ausência de condições de trabalho, de envolvimento das chefias e funcionários no desenvolvimento de actividades ou projectos motivadores e de uma visível e constatada falta de liderança.

Mas voltemos à análise de outros indicadores reflectores da política levada a cabo pelos executivos liderados pelo actual Presidente da Câmara:

Em 2006 o Sardoal era o 32º município cuja percentagem das receitas liquidadas em relação às receitas previstas eram de 46,21%.

Esta é mais uma prova, de que aquilo que esta bancada vem dizendo relativamente aos Orçamentos aprovados, pela maioria apoiante do Executivo nesta Assembleia é a pura verdade.

São orçamentos onde impera a falta de rigor e onde se inflacionam artificialmente receitas para poder criar despesas, que por falta de receita liquidada nunca poderá ser executada. Prevêem-se orçamentos de 10ME quando, na realidade, não passam de orçamentos reais de aproximadamente 5 ME.

Muito se fala de dívidas da responsabilidade deste executivo, mais de 2ME em 31 de Dezembro de 2007, a particulares, a pequenos e médios empresários, a Empresas Públicas, a Juntas de Freguesia, mas também às forças vivas do nosso Concelho: As Associações, os Grupos Desportivos e Recreativos que sem, obviamente, o apoio activo da Autarquia no cumprimento dos protocolos estabelecidos têm grande dificuldade em sobreviver e em manter vivas as suas ancestrais tradições, as festas anuais. Recordo aqui mais uma vez, pelo difícil momento que atravessam e cujo apoio da autarquia, diria mesmo de todos órgãos autárquicos, é fundamental e essencial, os Grupos Desportivos os “ Lagartos” e de “ Alcaravela”

Ao abordar a questão das Dívidas, não queremos deixar de dar conhecimento a esta Assembleia, para a reflexão que as senhoras Deputadas e Senhores Deputados entendam efectuar, do valor do passivo exigível em 2006, por habitante. O Sardoal neste Ranking ocupa o 11º, logo seguido de Lisboa em 12º, com uma dívida por habitante no valor de 2 103,31 E .
Somos novamente os campeões das Dívidas por Habitante em concelhos do Ribatejo. Mas entendamo-nos nós não temos, nem nunca teremos a capacidade patrimonial e de gerar receitas que tem a capital do País.
Este indicador reflecte uma gravidade extrema. Estamos endividados à custa de empréstimos bancários que este executivo fez aprovar na ultima década e que hipotecou o futuro das gerações vindouras.

Mas infelizmente o Sardoal ainda obteve mais um 1ª prémio nos concelhos do Ribatejo e um 10º lugar em termos nacionais: O Sardoal foi o município com maior índice de endividamento líquido do Ribatejo com um valor de 2 064,9 por Habitante.

Por fim e de acordo com o Anuário já citado, recorrendo a dados do INE, o município do Sardoal ocupa o 286º no ranking dos Municípios de pequena dimensão: o número de habitantes em 2004 era de 3992, em 2005 desceu para 3950 e em 2006 para 3897.


Senhor Presidente da Assembleia Municipal,

Senhoras e Senhores Deputados apoiantes da política deste executivo
Senhores Presidentes das Juntas de Freguesia
Senhores Vereadores apoiantes da politica deste Executivo
Senhor Presidente da Câmara,

Uma última palavra para vos dizer que o Partido Socialista tudo fará para que V. Exªs não fiquem a ser conhecidos na história do municipalismo do Sardoal, como a geração de políticos, que tudo vez, para que fossem criadas as condições necessárias para que, um concelho centenário e pleno de potencialidades, se transformasse em mais uma junta de freguesia do Concelho de Abrantes ou quiçá do Mação ou de Vila de Rei.

Os Sardoalenses saberão escolher, em 2009, entre o Partido Socialista protagonizando a mudança e a esperança num futuro melhor e o PSD protagonizando a continuação desta politica de 15 anos “de mais do mesmo.”

2009 é já aí.

Disse

Fernando Vasco
4-No período da Ordem do Dia foi aprovado, por unanimidade, o novo regulamento de taxas,bem como foi dado conhecimento à Assembleia do relatório anual da Comissão de Protecção e Jovens Menores.
O Gabinete de Imprensa do PS/ Sardoal

16 junho, 2008

"Promessa Socialista para Sardoal, Água a partir de Castelo de Bode"- A BARCA" Junho de 2008


13 junho, 2008

A Visita do Secretário de Estado da Protecção Civil ao Concelho do Sardoal vista pela Imprensa- Sardoal acolhe Base Permanente de "Canarinhos"-






















FEDERAÇÃO do RIBATEJO
Partido Socialista
Quarta-feira, Junho 11, 2008

SARDOAL ACOLHE FORÇA ESPECIAL DE BOMBEIROS
O Secretário de Estado da Protecção Civil, José Miguel Medeiros, preside amanhã, dia 12, pelas 15H30, no Centro Cultural Gil Vicente (ver programa), à assinatura do protocolo entre a Câmara Municipal de Sardoal e a Autoridade Nacional de Protecção Civil, que vai permitir a cedência de uma escola e um ex-centro de saúde para a instalação da base permanente de apoio logístico ao grupo da Força Especial de Bombeiros (FEB) do Distrito de Santarém.
A FEB assume-se como unidade profissional de bombeiros apta a intervir em qualquer cenário no domínio da protecção e do socorro, quer em território nacional, quer através da participação em missões internacionais de protecção civil.
Criada em 2007, com uma primeira companhia constituída por 140 elementos, a FEB viu o seu efectivo reforçado este ano através da formação de uma segunda companhia, com 70 elementos, para operar nos Distritos de Évora, Beja e Setúbal.Volvidos 10 meses após a sua criação, esta força especializada no combate aos incêndios florestais dispõe hoje de um conjunto de 210 efectivos, distribuídos por 7 distritos de elevado risco.
Refira-se que o grupo da FEB do Distrito de Santarém, com a assinatura do presente protocolo, ficará instalado permanentemente no Concelho de Sardoal e será constituído por 40 elementos.
Programa:
15H15 Recepção das Entidades Oficiais, Centro Cultural Gil Vicente, em Sardoal.

15H30 Assinatura do Protocolo celebrado entre a Câmara Municipal do Sardoal e a Autoridade Nacional de Protecção Civil.

16H00 Visita ao quartel dos Bombeiros Municipais de Sardoal.16H20 Visita ao Centro de Meios Aéreos.

16H30 Visita às actuais instalações da Força Especial de Bombeiros (“Canarinhos”).

16H45 Visita às futuras instalações da FEB, situadas na antiga Escola Primária de Andreus.



Sardoal, Santarém, 12 Jun (Lusa) - O Secretário de Estado da Protecção Civil garantiu hoje em Sardoal que as estruturas de combate aos incêndios estão preparadas para fazer frente à previsão de um Verão bastante quente e seco. "O dispositivo de combate já não é organizado em função das previsões meteorológicas sendo a sua preparação trabalhada num contexto de cenário de Verão o mais quente e seco possível", afirmou à Agência Lusa José Miguel Medeiros. Segundo disse o Governante, o combate aos fogos florestais conta este ano com uma "melhor coordenação entre os agentes no terreno" e apresenta "o maior dispositivo de sempre de meios aéreos disponibilizado para o combate a fogos florestais". De acordo com a directiva operacional da Autoridade Nacional de Protecção Civil, a Fase Bravo, a decorrer até ao final de Junho, conta com 1.601 equipas que estão a mobilizar mais de 6.600 efectivos, 1.600 veículos e um máximo de 30 meios aéreos. A estes meios há que associar dois helicópteros bombardeiros ligeiros da AFOCELCA e brigadas de outros agentes presentes no terreno. A Fase Charlie, a decorrer de 1 de Julho a 15 de Outubro, será "a mais musculada" elevando este ano os números para cerca de 2.500 equipas formadas por 9.600 efectivos, um conjunto de 2.500 veículos e 56 meios aéreos. Das 56 aeronaves, nove são meios próprios do Estado, sendo seis helicópteros pesados e três ligeiros, segundo o Ministério da Administração Interna (MAI). Haverá ainda três helicópteros bombardeiros ligeiros da AFOCELCA. "se todos os cidadãos se assumirem neste período como agentes da protecção civil, designadamente como protectores da floresta contra incêndios, o dispositivo de combate funcionará sempre bem", afirmou José Medeiros. O secretário de Estado falava em Sardoal, à margem da cerimónia de assinatura de um protocolo de cedência de uma escola e um ex-centro de saúde para a instalação da base permanente de apoio logístico ao grupo da Força Especial de Bombeiros (FEB) "Canarinhos" do distrito de Santarém, composto por 40 bombeiros especializados. "Esta equipa de "Canarinhos" vai ter a sua base permanente em Sardoal, uma região que, pelas suas características e localização geográfica, está no coração de uma zona muito flagelada pelo fenómeno dos incêndios", referiu José Medeiros. "Pela sua flexibilidade táctica, esta equipa de profissionais pode acorrer a qualquer situação no distrito de Santarém, mas também na região do Pinhal Interior ou em qualquer ponto do País que o justifique", afirmou. A nível nacional, a Força Especial de Bombeiros "Canarinhos" é composta por um conjunto de 210 efectivos, distribuídos por sete distritos considerados de elevado risco: Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Santarém, Évora, Beja e Setúbal. Trata-se de equipas helitransportadas vocacionadas para o ataque nos primeiros 20 minutos de detecção de um incêndio florestal. Nos outros 11 distritos, operam Grupos de Intervenção de Protecção e Socorro (GIPS) da GNR, unidade preparada para acções de prevenção e de intervenção de primeira linha com um total de 720 elementos. MYF Lusa/Fim










03 junho, 2008

PS/ Sardoal no Acção Socialista de 29 de Maio de 2008


PS/ Sardoal e a imprensa regional


Arquivo: Edição de 21-05-2008 de O MIRANTE
SECÇÃO: Sociedade
Promessa eleitoral contra o projecto Águas do Centro, que os socialistas consideram “desastroso” PS do Sardoal quer parceria com Abrantes para trazer água de Castelo do Bode.
A pouco mais de um ano das eleições autárquicas o PS do Sardoal lançou a sua primeira promessa eleitoral – trazer água do Castelo de Bode para o concelho, através da rede já existente no concelho vizinho de Abrantes, em vez de integrar o projecto da Águas do Centro, que os socialistas locais consideram “desastroso” para o município. “Independentemente de quem for o candidato à Câmara de Abrantes, assumimos desde já o compromisso de efectuar um protocolo para estender a rede de água do Castelo de Bode até ao Sardoal”, garantiu segunda-feira o presidente da concelhia socialista do Sardoal, Fernando Vasco, no final da visita ao concelho de deputados do PS à Assembleia da República eleitos pelo distrito.Actualmente o concelho do Sardoal tem 10 sistemas de abastecimento de água, com origem em 31 captações, repartidas entre minas, poços, furos e drenos e ainda o sistema integrado de abastecimento de água que o município tem vindo a desenvolver a partir da albufeira da Lapa. Um projecto construído em 2003 com dinheiros comunitários e que apresenta graves problemas estruturais. Além disso a água ali captada é de má qualidade devido aos químicos que os agricultores continuam a usar nos terrenos confinantes com o espelho de água. Acresce ainda o facto de as encostas da albufeira terem sido devastadas o ano passado pelos incêndios, contaminando também a água. Situações que já levaram mesmo à suspensão da captação por alguns dias. “Temos água de excelente qualidade a poucos quilómetros daqui e a rede de abastecimento de Abrantes fica mais perto de algumas localidades do Sardoal que de aldeias do próprio concelho vizinho. Porque não aproveitar?”, dizem os socialistas. O deputado Nelson Baltazar, residente em Abrantes, salienta o interesse de um projecto supra municipal, que traga água mais barata e de melhor qualidade ao Sardoal. E lembra que a central de captação de Abrantes que traz água de Castelo do Bode está actualmente a ser usada em apenas metade da sua capacidade. No entanto a promessa eleitoral do PS esbarra num facto praticamente consumado – a 18 de Abril a Câmara do Sardoal aprovou a minuta do contrato a assinar com a Águas do Centro, para abastecimento de água em alta (da captação ao depósito) ao concelho prevendo-se a assinatura do contrato para breve. Mas os responsáveis do partido não desarmam: “O contrato a assinar com a Águas do Centro não tem cláusulas de penalizações e, por isso, poderá ser sempre denunciado”.No projecto do PS, a Barragem da Lapa passaria a ter exclusivamente fins turísticos, “um sector indispensável ao desenvolvimento de um concelho desertificado como é o do Sardoal”. Mas para isso é necessário alterar o actual Plano Director Municipal (PDM), cujo texto já tem 14 anos (1994).