SARDOAL Partido Socialista

Informação relativa à actividade do Partido Socialista no Sardoal e dos seus eleitos autárquicos. Autárquicas 2013- Sardoal a caminho da MUDANÇA

03 junho, 2008

PS/ Sardoal e a imprensa regional


Arquivo: Edição de 21-05-2008 de O MIRANTE
SECÇÃO: Sociedade
Promessa eleitoral contra o projecto Águas do Centro, que os socialistas consideram “desastroso” PS do Sardoal quer parceria com Abrantes para trazer água de Castelo do Bode.
A pouco mais de um ano das eleições autárquicas o PS do Sardoal lançou a sua primeira promessa eleitoral – trazer água do Castelo de Bode para o concelho, através da rede já existente no concelho vizinho de Abrantes, em vez de integrar o projecto da Águas do Centro, que os socialistas locais consideram “desastroso” para o município. “Independentemente de quem for o candidato à Câmara de Abrantes, assumimos desde já o compromisso de efectuar um protocolo para estender a rede de água do Castelo de Bode até ao Sardoal”, garantiu segunda-feira o presidente da concelhia socialista do Sardoal, Fernando Vasco, no final da visita ao concelho de deputados do PS à Assembleia da República eleitos pelo distrito.Actualmente o concelho do Sardoal tem 10 sistemas de abastecimento de água, com origem em 31 captações, repartidas entre minas, poços, furos e drenos e ainda o sistema integrado de abastecimento de água que o município tem vindo a desenvolver a partir da albufeira da Lapa. Um projecto construído em 2003 com dinheiros comunitários e que apresenta graves problemas estruturais. Além disso a água ali captada é de má qualidade devido aos químicos que os agricultores continuam a usar nos terrenos confinantes com o espelho de água. Acresce ainda o facto de as encostas da albufeira terem sido devastadas o ano passado pelos incêndios, contaminando também a água. Situações que já levaram mesmo à suspensão da captação por alguns dias. “Temos água de excelente qualidade a poucos quilómetros daqui e a rede de abastecimento de Abrantes fica mais perto de algumas localidades do Sardoal que de aldeias do próprio concelho vizinho. Porque não aproveitar?”, dizem os socialistas. O deputado Nelson Baltazar, residente em Abrantes, salienta o interesse de um projecto supra municipal, que traga água mais barata e de melhor qualidade ao Sardoal. E lembra que a central de captação de Abrantes que traz água de Castelo do Bode está actualmente a ser usada em apenas metade da sua capacidade. No entanto a promessa eleitoral do PS esbarra num facto praticamente consumado – a 18 de Abril a Câmara do Sardoal aprovou a minuta do contrato a assinar com a Águas do Centro, para abastecimento de água em alta (da captação ao depósito) ao concelho prevendo-se a assinatura do contrato para breve. Mas os responsáveis do partido não desarmam: “O contrato a assinar com a Águas do Centro não tem cláusulas de penalizações e, por isso, poderá ser sempre denunciado”.No projecto do PS, a Barragem da Lapa passaria a ter exclusivamente fins turísticos, “um sector indispensável ao desenvolvimento de um concelho desertificado como é o do Sardoal”. Mas para isso é necessário alterar o actual Plano Director Municipal (PDM), cujo texto já tem 14 anos (1994).