SARDOAL Partido Socialista

Informação relativa à actividade do Partido Socialista no Sardoal e dos seus eleitos autárquicos. Autárquicas 2013- Sardoal a caminho da MUDANÇA

27 setembro, 2011

Vereadores do PS/ Sardoal apresentam proposta de suspensão dos novos preços da Água

Senhor Presidente


Senhores Vereadores,

Com os fundamentos expostos da Declaração Política, sobre a deliberação camarária que aprovou as novas tarifas de água, saneamento resíduos sólidos e taxas de recursos híbridos, em 19 do passado mês de Julho, efectuada na Sessão de Câmara de 6 de Setembro p.p. e transcritos na respectiva acta dessa sessão ,que aqui se dão como integralmente reproduzidos , os vereadores do Partido Socialista apresentam a seguinte proposta :

1- Que seja iniciado um processo formal de renegociação do contrato celebrado com as Águas do Centro, com o objecto de, designadamente, adequar as premissas do contrato e à realidade demográfica do Concelho e à sua previsível evolução no futuro próximo;

2- Que seja suspensa, de imediato a deliberação camarária que aprovou as novas tarifas de água, saneamento, resíduos sólidos e taxas de recursos hídricos publicitadas através do Edital n.º 31 / 2011, de 5 de Agosto;

 
3- Que, até estar concluído o processo de renegociação do contrato celebrado com as Águas de Portugal, seja deliberado a repristinação das anteriores tarifas com a actualização dos respectivos valores pela taxa de inflação indicada pelo INE para o ano de 2010.

Sardoal, 26 de Setembro de 2011

Os Vereadores

Fernando Vasco e Pedro Duque


Esta Proposta irá ser votada na próxima sessão de Câmara

23 setembro, 2011

 
 CONVITE AOS SARDOALENSES

Convidam-se todos os Sardoalenses a participarem na próxima Assembleia Municipal que se realizará no dia 28 de Setembro, pelas 20 h, no Centro Cultural Gil Vicente, onde irá ser debatido, por iniciativa do PS/ Sardoal, os aumentos brutais de mais 30% no preço da água e nas taxas fixas associadas ao respectivo consumo.

Igualmente irá ser discutida e votada uma recomendação à Câmara para suspender a aplicação da deliberação camarária que aprovou as novas tarifas de água, saneamento, resíduos sólidos e taxas de recursos hídricos, em 19 Julho, publicitadas através do Edital n.º 31/2011, de 5 de Agosto.

Os Sardoalenses não merecem ser sacrificados, todos os anos, com aumentos injustos e brutais de mais de 30% no preço da água, por causa de um ruinoso contrato assinado com as Águas do Centro, pelo Presidente da Câmara.

Os Sardoalenses têm o direito a consumir água com QUALIDADE e a preços JUSTOS.

Estamos certos que os Sardoalenses, mais uma vez, saberão defender os seus interesses, participando civicamente nesta Assembleia Municipal.

O Presidente do PS/ Sardoal,
Fernando Vasco

Jantar convívio do PS/Sardoal.

Festas do Sardoal, dia 24 de Setembro, pelas 19h30 h, no espaço da Associação de Monte Cimeiro, Jantar convívio do PS/Sardoal. Estão todos convidados.

Venham mais cinco e tragam outros amigos tambem.

15 setembro, 2011

Grupo Municipal do PS/ Sardoal convoca Assembleia Municipal para debater aumento de mais de 30% no preço da água

Grupo Municipal do Partido Socialista


Exmo. Senhor Presidente
da Assembleia Municipal de Sardoal


O Grupo Municipal do Partido Socialista, nos termos da alínea b) do n.º 1 do artigo 21.º do Regimento da Assembleia Municipal, face à indignação manifestada pelos munícipes relativamente aos aumentos de mais de 30% no preço da água e de mais de 300% em algumas taxas fixas associadas ao consumo da água, vem requerer, a convocatória de uma sessão extraordinária da Assembleia, para a qual propõem a seguinte ordem de trabalhos:

- Debate sobre os aumentos do preço da água e das taxas fixas associadas ao respectivo consumo;

- Apreciação de recomendação ao executivo, de iniciativa do GMPS, de suspensão da aplicação da deliberação camarária que aprovou as novas tarifas de água, saneamento, resíduos sólidos e taxas de recursos hídricos, em 19 Julho, publicitadas através do Edital n.º 31/2011, de 5 de Agosto.

Senhor Presidente da AMS

Considerando, no entanto, que, no mês corrente, se irá realizar uma Assembleia Municipal ordinária colocamos à consideração de V. Ex.ª, a disponibilidade deste Grupo Municipal para realizar este debate, em ponto próprio da respectiva ordem de trabalhos prescindindo, deste modo, por motivos de contenção de despesas, da realização da supra requerida Assembleia Extraordinária.

Sardoal, 12 de Setembro de 2011,

P`lo Grupo Municipal do Partido Socialista

06 setembro, 2011

Vereadores do PS apresentam proposta de suspensão dos aumentos de água no Sardoal

Declaração Política apresentada na sessão de Câmara de hoje dia 6 de Setembro

Senhor Presidente, Senhores Vereadores

Os recentes aumentos da água em mais de 30% e a introdução de tarifas fixas que produzem aumentos de mais de 300%, no valor a pagar pelos Sardoalenses são injustos e revelam a qualidade da gestão mantida nos últimos dezasseis anos, pelo actual Presidente da Câmara e promovida actualmente, pelo Vice- Presidente, já que, neste caso concreto, a proposta destes aumentos apresentada a esta Câmara, foi formalmente da sua autoria.

É por isso primeiro responsável político por este atropelo de consequências sociais imprevisíveis.

Afirmámos que estes aumentos da água são injustos na medida que vão prejudicar directamente todos os consumidores, mas sobretudo quem, por força da idade já não tem necessidade de gastar mais de 5, 10 ou mesmo 15 metros cúbicos mensais ou quem faz um esforço acrescido para poupar um bem que é escasso.

Afirmámos, igualmente, que eles são reveladores da falta de qualidade na gestão da captação, consumo e distribuição da água no nosso Concelho.

O que começa torto dificilmente se endireita, diz o nosso povo na sua imensa sabedoria.

E convém recordar que todo este problema tem a sua génese, no dia em que o actual presidente da Câmara assinou um contrato com as Águas do Centro em que, resumidamente, ofereceu, até agora gratuitamente, porque nada ainda foi pago à Câmara, todo o património respeitante às infra- estruturas de captação de água, entenda-se “ Barragem da Lapa”, pelo valor de, aproximadamente, um Milhão de Euros, ficando, por seu lado, a Câmara responsável pelo pagamento de uma renda mensal calculada, essencialmente, com base no previsível futuro numero de habitantes do Sardoal.

A renda mensal a pagar às Águas do Centro tenderia, teoricamente, no final deste processo, a ser igual ao resultado obtido pelo pagamento dos consumidores.

Só que, mais uma vez a cenoura, no valor de um milhão de euros, acenava com mais uma injecção de capital para ser gasto em mais despesismo, diga-se viagens de turismo, etc. (a crise internacional ainda não tinha chegado ao Sardoal)

E deste modo não foi acautelado, no ruinoso negócio efectuado ,a principal causa que poderia fazer diminuir o preço da água a pagar pelos Sardoalenses: a previsão de evolução/diminuição de consumidores nos anos seguintes.

Os factos são estes: - em 2001 existiam 4104 residentes no Concelho;

- Em 2011, segundo os dados preliminares dos Censos do INE, existem 3949 residentes;

Segundo o contrato assinado entre as Águas do Centro e a Câmara do Sardoal era previsível que existissem actualmente perto de 6000 Sardoalenses. Alguém de bom senso acreditaria ser possível esta evolução demográfica desta grandeza no Sardoal.

Daqui se conclui quão ruinoso foi o contrato assinado com as Águas do Centro. E se isto não bastasse a principal fonte de captação de água do Concelho - a barragem da Lapa – ainda, passados estes anos todos, não foi entregue pelo dono da obra à Câmara, dando-se assim por concluído o seu processo de construção. E não foi porquê?

Porque, passados estes anos todos, ainda existem problemas relacionados com a necessidade de reparar as infra estruturas da barragem que constituem actualmente um problema grave de segurança e que obrigará, para a sua reparação, ao esvaziamento parcial ou mesmo total da respectiva água.

E para que esta reparação seja possível é necessário que a Câmara proceda á reparação do passadiço como obra prévia à reparação infra-estrutural.

Ora é, por estas razões, por este tipo de gestão, que os Sardoalenses, hoje estão a sofrer aumentos brutais nas suas facturas de consumo de água.

Mas enquanto isto acontece, neste momento em que nos encontramos na pior crise de que algum de nós já viveu, e segundo muitos o pior ainda está para acontecer, não podemos de deixar de manifestar a nossa indignação, pelo facto de a Câmara, em vez de diminuir as despesas, como se diz agora, em vez de diminuir as suas próprias gorduras, gastou e gasta dezenas de milhares de euros em viagens de turismo, ao mesmo tempo que aumenta as suas receitas à custa da introdução de taxas fixas e aumentos brutais na água que se reflectem na já pobre carteira dos Sardoalenses.

Nada disto é um fatalismo, pelo contrário, é urgente que sejam suspensos estes aumentos porque os mesmos assentam em previsões absurdas. O Sardoal não tem actualmente e não terá nos anos mais próximos nenhum aumento da população da ordem dos 50%.

Os Vereadores do PS apresentarão, na próxima sessão de Câmara, uma proposta de suspensão dos aumentos em vigor, integrando deste modo um conjunto de iniciativas que o PS / Sardoal irá levar a efeito , dando assim voz à indignação que os Sardoalenses têm demonstrado.

Sardoal, 6 de Setembro de 2011,

Os Vereadores,

Fernando Vasco e

Pedro Duque