SARDOAL Partido Socialista

Informação relativa à actividade do Partido Socialista no Sardoal e dos seus eleitos autárquicos. Autárquicas 2013- Sardoal a caminho da MUDANÇA

23 maio, 2008

Imagens da visita dos Deputados Socialistas à Cooperativa " Artelinho" de Alcaravela.



















20 maio, 2008

Visita dos Deputados Socialistas ao Concelho do Sardoal




NOTA DE IMPRENSA

Os Deputados do Partido Socialista eleitos pelo Distrito de Santarém, Nelson Baltazar, Sónia Sanfona, António Gameiro e Nuno Antão, visitaram no passado dia 19 de Maio o Concelho do Sardoal acompanhados pelo Presidente da concelhia local, Fernando Vasco.


A visita iniciou-se com uma audiência com o Presidente da edilidade, em que foram abordados diversos indicadores concelhios.

Seguidamente, desenrolou-se uma reunião com o Director do Centro de Saúde do Sardoal, Dr. Fernando Siborro, onde foram abordados os principais problemas da saúde no Concelho, designadamente a ausência de um médico de clínica geral há vários meses. Foi dado conta, pelo presidente do Centro de Saúde que esta ausência estaria, em breve, colmatada pelo finalizar de um concurso aberto especialmente para resolver esta necessidade. Igualmente foram visitadas as instalações deste Centro de Saúde, consideradas adequadas ao seu propósito funcional.


Esta iniciativa teve um dos seus pontos altos, na participação dos Deputados eleitos pelo distrito de Santarém, num almoço de trabalho com os militantes do PS/ Sardoal, autarcas e simpatizantes onde foram debatidas as principais preocupações da política concelhia de oposição ao executivo do PSD.


De tarde, o trabalho iníciou-se com uma visita ao maior empregador privado do Concelho, a empresa de metalomecânica J.Mtavares Lda, com sede na aldeia de Andreus, onde se pode tomar conhecimento das perspectivas actuais de desenvolvimento da empresa, embora fosse salientado “ a dificuldade de obtenção de mão de obra qualificada” no mercado de trabalho desta actividade pelo respectivo proprietário, Jorge Tavares.


Igualmente foi visitada a Cooperativa “ Artelinho” em Alcaravela composta por 73 cooperantes femininas, das quais 27 se encontram a laborar em três vertentes principais:
A produção artesanal de bordados, colchas e panos de linho, a produção igualmente artesanal de produtos à base de vimes e a doçaria e panificação caseira.
Esta cooperativa, que engloba cooperantes, algumas de idade avançada, é um autêntica escola da vida, que urge, que o Estado apoie a sua preservação, onde tradições ancestrais são mantidas através da passagem directa do conhecimento dos mais velhos, para os mais novos. Um exemplo verdadeiramente a seguir e a apoiar.


A finalizar esta visita “ ao terreno” dos Deputados de Santarém, foi dada uma conferência de imprensa, na Barragem da Lapa, onde foi feita uma síntese da visita ao Concelho do Sardoal pelos nossos Deputados, tendo igualmente o Presidente da concelhia, agradecido a presença dos Deputados neste Concelho, bem como aproveitou para anunciar a “ primeira medida autárquica eleitoral de natureza estrutural”. “ Se o Partido Socialista merecer a confiança dos Sardoalenses nas próximas eleições autárquicas, o Presidente eleito cessará o acordo, ainda não executado, com as Águas do Centro e proporá um protocolo com a Câmara de Abrantes, no sentido do Concelho do Sardoal passar a ser abastecido pela rede de água proveniente de Castelo de Bode, garantindo deste modo a qualidade da água aos utentes e a optimização dos recursos concelhios” afirmou Fernando Vasco. Mais foi anunciado por este dirigente Concelhio, “que a Barragem da Lapa será aproveitada como zona de lazer, alternativa à barragem de Castelo de Bode, com a implementação de um grande projecto Turístico.”


Gabinete de imprensa do PS/ Sardoal
http://sardoalps.blogspot.com/

15 maio, 2008

Opinião do Presidente do PS/ Sardoal, sobre " 2009 é já aí", publicada no "Acção Socialista".




14 maio, 2008

Visita ao Concelho de Sardoal dos Deputados do PS eleitos pelo Distrito de Santarém

NOTA de IMPRENSA

No próximo dia 19 de Maio, os Deputados do PS, eleitos pelo distrito de Santarém, irão visitar o Concelho do Sardoal de acordo com o seguinte Programa:

Programa de Visita ao Concelho do Sardoal:

10 h- Audiência na Câmara Municipal do Sardoal;
11h 30m - Reunião com o Director do Centro de Saúde de Sardoal;
13h – Almoço de trabalho com autarcas, militantes e simpatizantes do PS/ Sardoal, no Restaurante FRAGATA no Sardoal;
15h30m – Visita à Empresa JMTavares ( Andreus);
17h – Visita à Cooperativa "Artelinho" ( Alcaravela );
18h – Conferência de Imprensa na Barragem da Lapa.

05 maio, 2008

Intervenção do Presidente do PS/ Sardoal na Assembleia Municipal de 29 de Abril de 2008

(excerto da intervenção produzida pelo Presidente do Grupo Municipal do Partido Socialista, na Assembleia Municipal de 29 de Abril de 2008)


( Sobre a intervenção do Presidente da Câmara na TV, acerca da ausência de um Médico no Centro de Saúde de Sardoal)

".....Gostaríamos de o ouvir, nas televisões, nas rádios, nos jornais, até podia ser nos jornais de Oleiros ou da Sertã, para este caso pouco importa, mas gostávamos de o ouvir antes dos problemas acontecerem, de forma preventiva e não quando tudo parece estar em vias de resolução, de acordo com a notícia da Lusa de 26 de Março, e as declarações do senhor director do Centro de Saúde do Sardoal e do Senhor Director do ARS LVT...."

......................................................................................................................................
Senhor Presidente,
Senhoras e Senhores Deputados Municipais,

É urgente e premente a implementação de uma nova política, onde todos os Sardoalenses tenham as mesmas oportunidades, no Emprego, no apoio dado aos empresários, aos jovens, aos idosos, na informação que lhes é dada, no modo como lhes é fornecida, no fundo em tudo aquilo a que a Autarquia tem obrigação de promover e os Sardoalenses, enquanto cidadãs e cidadãos têm direito a usufruir.

Gostaria de recordar a todas e todos os Senhores Deputados o que já uma vez aqui afirmei: A politica é uma arte nobre, de gestão do interesse e serviço público, que muito honra quem a pratica com ética e a sustenta em valores democráticos baseados na liberdade de expressão e no respeito pela diferença de opiniões.


É hoje claramente visível a existência de uma política do executivo que se caracteriza pela ausência de projectos, por falta de uma cultura inter-municipalista que o impede de compreender a importância que tem o QREN para o desenvolvimento do país e da sua Região, pelo endividamento e não pagamento de milhões de Euros a fornecedores, a instituições, a associações públicas e a Juntas de freguesia.

Por isso, neste pequeno concelho de 3607 eleitores, como em tantos outros, com o mesmo quadro paradigmático, 2009 é uma oportunidade única para proporcionar a melhoria da qualidade de vida das populações, para a implementação de uma política de desenvolvimento sustentado assente no investimento nas áreas da saúde, da educação, na inovação e na introdução de novas tecnologias, no apoio aos empresários e aos diversos tipos de associações da sociedade civil.

Nenhum Concelho sobreviverá isoladamente. O tempo de cada concelho, sobretudo os pequenos concelhos, de gastarem, designadamente o dinheiro dos contribuintes na construção de um sistema exclusivo de abastecimento de água, de uma barragem para uso exclusivo do seu Concelho, ou em infra-estruturas desportivas exclusivamente concelhias, …acabou.

Novos desafios se colocam aos autarcas do Sec. XXI designadamente, a consolidação da supra e inter-municipalidade através da partilha de equipamentos, de infra-estruturas, de transportes colectivos, de estruturas de educação, sociais e de saúde.

Temos de pensar o Sardoal para alem do Sardoal, designadamente através de uma aposta séria e estruturada em projectos municipais de relevância regional, tendo em consideração:

1- a posição privilegiada e central, numa relação Norte/Sul - Portugal / Espanha;
2- A presença forte de Água e Floresta;
3- A existência de um Património Histórico / cultural

Mas para isto precisamos de novos dirigentes, novos eleitos que tenham uma visão estratégica do Sardoal para alem do Sardoal, uma ideia para o futuro, caso contrário, seguramente, que o estado moribundo a que o nosso Concelho se transformou, se agravará e se transformará em mais uma junta de freguesia de Abrantes.

Caberá, na altura certa, aos Sardoalenses escolher o caminho que pretendem percorrer: o do desenvolvimento ou o caminho do mais do mesmo.

Como costumamos dizer 2009 é já aí.

( Fernando Vasco)


Assembleia Municipal aprova, com uma abstenção, Voto de Saudação pela passagem do 34º aniversário do 25 de Abril


PARTIDO SOCIALISTA


VOTO DE SAUDAÇÂO



Os Deputados da Assembleia Municipal do Sardoal saúdam a passagem do 34º aniversário do 25 de Abril de 1974 fazendo votos para que os objectivos que levaram à feitura da Revolução do 25 de Abril – Democratizar e Desenvolver - possam ser recriados democraticamente em cada momento da vida comunitária em prol da melhoria da qualidade de vida e bem estar dos cidadãos .


Sardoal, 29 de Abril de 2008


Os Deputados Municipais,
Fernando Vasco,
Adérito Garcia,
Manuel Paulo Silva,
Marta Tavares Gomes,
Hália da Costa Santos,
Rui Carreira