SARDOAL Partido Socialista

Informação relativa à actividade do Partido Socialista no Sardoal e dos seus eleitos autárquicos. Autárquicas 2013- Sardoal a caminho da MUDANÇA

10 setembro, 2010

Fernando Vasco critica política despesista da Câmara Municipal.

Na sessão de Câmara de 7 de Setembro de 2010 o Vereador Fernando Vasco apresentou a seguinte Declaração politica:


"Senhor Presidente, Senhores Vereadores



O nosso Concelho, foi, novamente notícia, nos jornais diários, por se encontrar no “ Top 10” dos Concelhos mais despesistas, tendo em consideração a relação existente entre a despesa realizada com pessoal e o número de eleitores inscritos no Concelho.

Se aprofundássemos este estudo introduzindo-lhe uma variável que quantificasse o trabalho efectivo realizado em prol da população, resultante da despesa efectuada com pessoal, bem como a qualidade do trabalho prestado, certamente, como muitas vezes temos escrito e denunciado, estaríamos em primeiro lugar, com grande avanço, no despesismo municipal.

Mas perguntar-se-ia então, mas com tantos funcionários a trabalharem diariamente, como é que a sua produção não chega, com qualidade, aos seus destinatários.

A resposta a esta questão não poderia ser outra: Nenhum conjunto de funcionários, nenhuma organização, por mais competentes que sejam os seus membros, poderá cumprir objectivos, senão forem definidos com clareza esses mesmos objectivos, senão existir uma liderança forte e empenhada que motive e sustente o cumprimento desses mesmos objectivos.

E um dos problemas da autarquia do Sardoal é que não tem, nem tem tido na última década, uma liderança, clara, com objectivos que se prendam com a melhoria das condições de vida dos Sardoalenses, de todos os Sardoalenses e não só daqueles que em época de campanhas eleitorais engrossam as diversas listas públicas de apoio ao até aqui candidato repetido do PSD.

Mas voltemos ao despesismo camarário, se às despesas reais com o pessoal, lhe somarmos as despesas de dezenas de contratos de prestação de serviços, efectuados com serviços, que na sua maioria a Câmara tem condições de, per si, efectuar, verificamos que o pouco que sobra é para pagar algumas despesas de funcionamento, mais obviamente a costumada viagem de turismo à Eurodisney, as viagens com cada vez, menos idosos, a locais onde nem todos, mesmo querendo, têm a possibilidade de ir, as festas do Concelho e pouco mais.

Para investimento, ou para iniciar o cumprimento das promessas eleitorais, a não esquecer e relembrar:

- Implementação de uma grande unidade hoteleira;

- Criação de zonas industriais nas diversas freguesias;

ZERO.

Ironia do destino, hoje vem a discussão a esta Câmara uma proposta que visa a anulação de dois concursos, para admissão de dois funcionários, com a fundamentação na necessidade de contenção de despesas de acordo com o PEC II( Plano de Estabilidade e Crescimento II). Não podíamos estar mais de acordo, mas quem ganhou as eleições foi o PSD e V. Exªs é que sabem quantos funcionários mais é que são precisos para concretizar o V/ programa eleitoral, para além obviamente das competências que a Lei estabelece para as Autarquias.

O que nós sabemos e os Sardoalenses cada vez mais estão conscientes, é que esta política de despesismo, de ausência de investimento, de ausência de uma ideia, de um projecto, que projecte um Sardoal com futuro, tem os dias contados. O desenvolvimento a isso obriga.

Senhor Presidente, Senhores Vereadores,

Há vinte anos, um jovem Vereador, numa altura em que a situação de contenção de gastos, não era como é sabido, de dimensão semelhante à que o Mundo e Portugal, nos últimos dois anos têm atravessado, foi combatente “ numa guerra “, contra a anterior Presidente de Câmara, em nome da boa utilização dos dinheiros públicos, porque entendia ele, que num concelho como o nosso, embora o número de eleitores fosse, à época, muito superior ao actual, não havia razão para que um Vereador que se encontrava a meio tempo, passasse a tempo inteiro.

Ironias das ironias, mudam-se os tempos, mudam as vontades, legítimas, aliás.

Esse Vereador hoje é Presidente e entende que devem existir não um, mas dois vereadores a tempo inteiro, com os respectivos Gabinetes, diga-se Secretários.

Para os Vereadores do Partido Socialista esta conduta política não nos surpreende, nem sequer a consideramos inovadora à luz da política despesista levada a cabo nos últimos 17 anos.

Já a conhecíamos e quem votou nesta candidatura do Partido Socialista disso estava ciente.

Quem não apoiou a candidatura do Partido Socialista e ultimamente tanta indignação tem trazido ao nosso conhecimento, sobre a política despesista da Autarquia, agradecemos a mudança de pensamento, lamentamos profundamente, que não tenhamos tido a capacidade de, com mais clareza ter elucidado, em tempo, estes Sardoalenses. Todos somos precisos para Salvar o Sardoal.

Sardoal, 6 de Setembro de 2010

Os Vereadores,

Fernando Vasco

Pedro Duque