SARDOAL Partido Socialista

Informação relativa à actividade do Partido Socialista no Sardoal e dos seus eleitos autárquicos. Autárquicas 2013- Sardoal a caminho da MUDANÇA

08 maio, 2009

Assembleia Municipal de 28 de Abril "corrige" Presidente da Câmara.

NOTA DE IMPRENSA



Na última Assembleia Municipal do Sardoal realizada no passado dia 28 de Abril o Presidente de Câmara sofreu uma pesada "contrariedade" ao ver rejeitada, por todos os Deputados presentes, incluindo a Mesa e os quatro presidentes de junta de freguesia, a sua versão do acontecido na Assembleia Municipal anterior, de 26 de Março, sobre a aprovação de um pedido de empréstimo a uma instituição de crédito, votado por unanimidade, no âmbito do Programa de Regularização Extraordinária de Dívidas ao Estado.

Entendia o Presidente de Câmara que, nessa Assembleia Municipal de 26 de Março, tinham sido votados dois pedidos de empréstimo, um a uma instituição de crédito e outro ao Tesouro.

O objecto desses pedidos de empréstimo era dotar a autarquia dos fundos necessários ao pagamento de 1M Euros, dos 2M Euros que deve, a fornecedores, dívidas essas que se vêm acumulando, algumas, desde 1998 até a presente data.

Ora, por proposta de Fernando Vasco, líder do Grupo Municipal do PS, foi aprovada, na última Assembleia Municipal do Sardoal realizada no passado dia 28 de Abril , uma rectificação à acta n.º2/2009, de 26 de Março, no sentido de repor a verdade e corrigir o extracto da deliberação nela inclusa, na parte em que incluía dois pedidos de empréstimo e só deveria incluir um, o aprovado com uma instituição de crédito bancária , proposta esta, aprovada, por unanimidade dos presentes, com uma abstenção.

Embora os Deputados do PS / Sardoal tenham, repetidamente chamado a atenção na Assembleia Municipal de 26 de Março, para a necessidade de os dois pedidos de empréstimo serem sujeitos à Assembleia Municipal, de acordo com a lei e as orientações da Direcção Geral do Tesouro, assim não entendeu o Presidente de Câmara, e nos termos do exposto na acta n.º 2/2009 da Assembleia Municipal de 26 de Março, afirmou que, sobre esta questão, iria consultar " os técnicos".

O pedido de empréstimo a contrair com o Tesouro, só viria a ser aprovado em sessão de Câmara em 1 de Abril de 2009 ou seja 6 dias após a realização da Assembleia Municipal de 26 de Março, resultando evidente que a Assembleia Municipal de 26 de Março não poderia nunca ter votado o pedido de empréstimo que o Presidente da Câmara afirmou ter sido votado.


Basta consultar as actas das Sessões de Câmara em :

http://www.cm-sardoal.pt/NR/rdonlyres/0000ff43/pwlcptftglpppodmbavyxbajjugtflrx/Acta20090401CamaraMunicipal007.pdf e

http://www.cm-sardoal.pt/NR/rdonlyres/0000e9a0/qixzgrabymizvheeekgchcajjpqefarr/Acta20090109CamaraMunicipal001.pdf ( pag 25 e sgs)

para perceber o equívoco do Presidente da Câmara.

O PS / Sardoal entende que os Sardoalenses merecem que quem os representa, designadamente o Presidente da Câmara, estude os dossiers, prepare as reuniões e tome as melhores decisões.

Infelizmente para os Sardoalenses o Presidente da Câmara falhou politicamente mais uma vez, e da sua falha resultará inevitavelmente um atraso no pagamento de 1 M euros aos fornecedores, dívida esta, resultante da má política de gestão que tem prosseguido ao longo dos últimos 16 anos.

O PS/Sardoal saúda a posição manifestada por todos os membros da Assembleia Municipal que souberam, com o seu voto, mais uma vez, dignificar os Sardoalenses que os elegeram, independentemente do partido pelo qual foram eleitos.

Sardoal, 7 de Maio de 2009

Sardoal a caminho da Mudança,
O Gabinete de Imprensa do PS/Sardoal

http://sardoalps.blogspot.com/