SARDOAL Partido Socialista

Informação relativa à actividade do Partido Socialista no Sardoal e dos seus eleitos autárquicos. Autárquicas 2013- Sardoal a caminho da MUDANÇA

19 janeiro, 2007

PS/Sardoal faz balanço da actividade política concelhia no ano de 2006 e perspectiva a estratégia política para 2007


Nota de Imprensa

Cerca de 70 militantes e simpatizantes do Partido Socialista juntaram-se, no passado dia 13 de Janeiro, em Entrevinhas, para efectuar o balanço da actividade dos eleitos autárquicos pelo Partido Socialista em 2006 e perspectivar a estratégia política para 2007 para o Concelho do Sardoal. Para os seus responsáveis – que sentem, cada vez mais, o apoio da população –, a concretização do projecto em curso continua a ser a melhor solução para o concelho. Presente na qualidade de socialista, Paulo Fonseca, governador civil de Santarém, manifestou o seu apoio à equipa e sublinhou o facto de se tratar de “uma nova geração” que se coloca na linha da frente para “vencer as próximas eleições à Câmara do Sardoal”.

Paulo Fonseca, falando de improviso, evidenciou o “sentido de responsabilidade” dos eleitos pelo PS no concelho do Sardoal, que se traduz na capacidade de “estar ao lado do adversário quando os projectos são bons para o concelho”, mas também na “denúncia de uma forma exaustiva quando as propostas são más”. Sintetizando, o antigo presidente da Federação Distrital do PS reconheceu que esta equipa será “capaz de transformar o concelho num concelho moderno e ambicioso, onde não haverá cidadãos de primeira e de segunda”.


Fernando Morais, cabeça de lista do PS nas últimas eleições autárquicas, assinalou o trabalho que, ao longo do último ano, tem sido feito pelos socialistas eleitos no Sardoal, seja ao nível da vereação autárquica, seja ao nível das Assembleias de Freguesia e da Assembleia Municipal. Quanto aos deputados eleitos na lista do PSD para este último órgão, Fernando Morais criticou o seu “sentido de voto programado”, que inviabilizou a aprovação de propostas do PS. E o vereador acrescentou: “Não duvido, nem por um só momento, que pelas mentes de alguns desses Deputados Municipais não passasse um sentimento de vergonha pelo sentido de voto que lhe havia sido imposto ser contrário ao seu próprio pensamento e não ter a coragem de o denunciar.”

Quanto às funções de vereação que, juntamente com Pedro Duque, tem desempenhado, Fernando Morais deu conta de dois sentimentos. Por um lado, um sentimento de dever cumprido: “O tempo, o conhecimento e o estudo permanente dos assuntos revelam que a nossa participação nas reuniões do Executivo é real, é objectiva e é responsável.” Por outro lado, um sentimento de revolta e de impotência: “O sentirmos que outros não estão interessados nas nossas propostas e nos resultados dos nossos estudos, mesmo que eles se apresentem inquestionáveis.“

O vereador criticou ainda a actual gestão do município do Sardoal e a sua “política que se alicerça no princípio único de que os meios justificam os fins”. Exemplos dessa política são vários: em vez de racionalização de despesas, contraem-se mais empréstimos; em vez de se liquidar a dívida a um fornecedor, procura-se outro que não cobre no acto da entrega; alguém erra, e a responsabilidade cai sempre sobre o elo mais fraco. Para além disso, Fernando Morais criticou ainda a estratégia de dividir os sardoalenses: “De um lado, colocam-se os que são por nós. Do outro, os que não são por nós, porque o meio-termo não existe. Aos primeiros dão-se privilégios. Aos segundos preocupações e embaraços.”



Fernando Vasco, cabeça de lista pelo PS à Assembleia Municipal nas últimas eleições autárquicas e presidente da concelhia do Partido Socialista no Sardoal, começou por lembrar muitas outras pessoas que gostariam de ter participado na iniciativa, mas que não o fizeram por receio e por medo. Em causa está a possibilidade do desemprego, conjugada com o facto de o maior empregador do concelho ser a própria Câmara Municipal.

Segundo Fernando Vasco, o ano de 2006 foi, para o Sardoal, “o ano da continuidade da rotina, da ausência total de projectos, dos orçamentos fantasiosos, da continuidade do endividamento, da ausência de políticas sociais, da ausência de políticas de favorecimento dos mais carenciados, nomeadamente os idosos”. Para além de uma política que conduz ao agravamento do défice, Fernando Vasco criticou o actual executivo do Sardoal pela falta de políticas de saber e de inovação capazes de dotar os jovens do concelho de ferramentas iguais às proporcionadas por outros municípios.

Finalmente, o presidente da concelhia do PS/Sardoal recordou o negócio da Câmara com a empresa Águas do Centro, caracterizando-o como “o pior negócio do século para o Sardoal”, o que vai fazer com que os sardoalenses passem a pagar o dobro do que pagavam pela água que consomem.



“A inabilidade, o facilitismo e à falta de ambição” do actual executivo não só tiveram implicações no passado como podem vir a ter novas consequências negativas para o futuro do Sardoal. Seguindo esse raciocínio, Fernando Vasco alertou para o facto de não serem conhecidos projectos a desenvolver pela câmara com vista a aproveitar os programas operacionais no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN). E concluiu que se o rumo não for definitivamente alterado nas próximas eleições, “poderão estar em causa o futuro e a sobrevivência do Sardoal enquanto concelho”.

Nesta reunião do PS do Sardoal estiveram também presentes Nelson Baltasar e Fernanda Asseceira, deputados da Assembleia da República eleitos por Santarém, assim como Francelina Chambel, antiga presidente da Câmara do Sardoal, e Mora de Campos, presidente da Casa do Ribatejo.

11 janeiro, 2007

PS/SARDOAL reune para Balanço da actividade política concelhia em 2006 e perspectivas de acção política para 2007

Nota de Imprensa


O PS/ Sardoal irá efectuar no próximo dia 13 de Janeiro pelas 20h na Quinta dos Moinhos em Entrevinhas – Sardoal uma reunião de balanço da actividade política do PS em Sardoal durante o ano de 2006 e perspectivas de acção política para 2007.

Esta reunião, para a qual foi convidada a Comunicação Social, decorrerá durante um jantar em que estarão presentes, entre outros, os Deputados eleitos pelo Partido Socialista no Distrito de Santarém, Nelson Baltazar, Sónia Sanfona, Fernanda Asseiceira, Nuno Antão e Vitalino Canas.

Igualmente estará presente Paulo Fonseca antigo presidente da federação distrital de Santarém do PS.

Com as melhores saudações e os desejos de um Bom ano de 2007

O Presidente da Comissão Política Concelhia

Fernando Vasco