SARDOAL Partido Socialista

Informação relativa à actividade do Partido Socialista no Sardoal e dos seus eleitos autárquicos. Autárquicas 2013- Sardoal a caminho da MUDANÇA

26 junho, 2006

Um olhar da Imprensa- Semanário O Ribatejo-ed.1077 de 23 de Junho

Sardoal

PS do Sardoal contra Águas do Centro

Um negócio contestado pelos socialistas do Sardoal, que defendem a renegociação do contrato que consideram "prejudicial para a população e terá como consequência directa o aumento imediato do valor do m3 de água e dos efluentes, pelo menos, para o dobro do valor que hoje pagam".
A Concelhia do PS do Sardoal denunciou publicamente que "o PSD se prepara para, com o seu voto, dar cobertura a um acto de extrema gravidade, ruinoso para o desenvolvimento do Concelho e que irá agravar, ainda mais, as condições de vida dos Sardoalenses, designadamente a população mais idosa e desfavorecida".
Em causa, os contratos de gestão e tratamento de águas e efluentes que a Câmara pretende celebrar com a Empresa "Águas do Centro, S.A." O negócio passa pela cedência das suas águas e infra-estruturas (Barragem da Lapa) e algumas ETARs existentes à Empresa Águas do Centro por um período de 30 anos. O Município pagará um valor previamente acordado referente à cubicagem de água e efluentes gastos pelos munícipes.
Porém, o PS considera que "as premissas utilizadas na determinação do volume de água a fornecer pelo sistema, sendo falsas, poderão penalizar fortemente o Concelho".

"Só a Águas do Centro
ganha com o negócio"
Para além dos custos, segundo o PS, "o Município não verá solucionados todos os problemas de fornecimento de água e tratamento de esgotos, pois parte do sistema distribuição domiciliária de água e toda a rede de colectores domésticos continuará sob gestão da autarquia".

ed. 1077
23 de Junho de 2006- Semanário O Ribatejo