SARDOAL Partido Socialista

Informação relativa à actividade do Partido Socialista no Sardoal e dos seus eleitos autárquicos. Autárquicas 2013- Sardoal a caminho da MUDANÇA

21 abril, 2006

Assembleia Municipal de 19 de Abril de 2006- Período de antes da ordem do dia


No período de antes da ordem do dia :

-O Partido Socialista propôs e foi aprovado por aclamação um voto de saudação pela passagem do 32º aniversário do 25 de Abril de 1974;

-O Partido Socialista denunciou publicamente a ausência da Igreja Matriz, sem conhecimento dos Sardoalenses, dos quadros do Mestre do Sardoal e questionou o Presidente da Câmara, designadamente sobre qual a intervenção da Câmara no transporte, segurança e seguro de tão valioso e único património cultural e artistico.

O Presidente da Câmara limitou-se a confirmar a participação desta neste processo remetendo para próxina Sessão de Assembleia Municipal a presença de um técnico camarário para explicar o envolvimento da edilidade.

O Partido Socialista criticou o secretismo deste processo bem como considerou uma irresponsabilidade total o transporte em simultâneo das quatro obras únicas e insubstituíveis de Arte, recordando o episódio do levantamento da população do Sardoal em 1940, por ocasião da exposição do Mundo Português, em Lisboa, em que os Sardoalenses não deixaram sair os Quadros do Mestre do Sardoal, sem que fossem garantidas as condições para que as obras fossem transportadas e regressassem em segurança.

Continuamos a desconhecer para onde foram levados os quadros, quem os levou , qual o valor em que os mesmos foram segurados, como foram transportados, qual o objectivo da sua saída, qual a data previsível para o seu regresso ?

A todas estas questões o Presidente da Câmara nada respondeu, mas podemos garantir aos Sardoalenses que enquanto não obtivermos uma resposta não deixaremos de levar o assunto à Assembleia Municipal.

Os Sardoalenses têm o direito a ser informados e o Presidente da Camâra tem o dever de os informar.