SARDOAL Partido Socialista

Informação relativa à actividade do Partido Socialista no Sardoal e dos seus eleitos autárquicos. Autárquicas 2013- Sardoal a caminho da MUDANÇA

09 dezembro, 2010

Vice Presidente " arrasa " política seguida pelo Presidente na última década

Na Assembleia Municipal extraordinária, realizada no passado dia 30 de Novembro, o Vice Presidente da Câmara Municipal de Sardoal " arrasou " a política, seguida pelo Presidente, na última década, em resposta  às  perguntas formuladas pelo Deputado Municipal Adérito Garcia sobre a situação da Barragem da Lapa e a revisão do PDM.

Relativamente ao ponto da situação da Barragem da Lapa , obra ainda não entregue à  Câmara Municipal do Sardoal e aos  problemas graves infraestruturais detectados, em termos de segurança, que motivarão profundas reparações que. poderão, de acordo com relatórios técnicos, obrigar, no inicio da próxima primavera, ao esvaziamento total da Barragem com  consequencias, ainda imprevisiveis, para a distribuição de àgua às populacões, enquanto durarem as reparações O Vice Presidente elencou as medidas que o executivo tem tomado, de natureza jurídica,negocial e institucional  para resolver esta questão,  que se tem arrastado durante a última década.

Do  ponto de vista do PS/ Sardoal, foi visivel a critica implícita, formulada pelo Vice Presidente, a um executivo que, ao longo dos anos, se tem revelado incapaz de resolver este problema, que envolve a segurança  e a qualidade da água que é distribuída aos Sardoalenses.

Relativamente ao atraso na  revisão do PDM, que se arrasta desde 2004, e é essencial para criar condições para o desenvolvimento do Concelho , justificou o Vice Presidente este atraso,  com questões de natureza contratuais, com a empresa que deveria desenvolver o respectivo processo. Ficou igualmente demonstrada, com esta explicação do Vice Presidente, a  manifesta incapacidade do  executivo  para superar os problemas de gestão do processo de revisão do PDM.

Foi, ainda, abordada nesta reunião a promessa feita há meses, pelo Vice Presidente da Câmara, de apresentar uma proposta no sentido de alterar a cubicagem do 1.º escalão do consumo de água, de 3m para 5 m cúbicos, de modo a minimizar o impacto que o aumento do preço da água tem nas famílias de menores recursos e nos mais idosos e que  até ao presente momento nada foi feito.

Nesta reunião, foram ainda efectuados dois debates sobre a situação da Educação e da Saúde no Concelho.

Reafirmamos o empenho e disponibilidade do PS/ Sardoal e de todos os seus eleitos na procura de uma solução para a inexistencia, neste momento, de Médicos  de Família no nosso Concelho.

Existem 4000 Sardoalenses que se encontram privados de usufruir do Direito à Saúde, através do Serviço Nacional de Saúde.

Estamos convictos que terá de ser  encontrada uma solução, no imediato.

Apelamos ao Executivo para que seja pro-activo neste processo na procura de uma solução.

Apelamos ás Autoridades de Saúde, Regionais e Nacionais para que,no quadro da gestão dos seus recursos humanos,encontram rapidamente uma solução.

Está em causa a vida humana e neste caso cada minuto conta. 
PS/ Sardoal