PS/Sardoal questiona inércia, despesismo e promessas eleitorais do Presidente da Câmara.
Intervenção do Vereador Fernando Vasco em Sessão de Câmara de 19 de Julho de 2010
"Senhor Presidente e Senhores Vereadores,
"Senhor Presidente e Senhores Vereadores,
Nesta época estival, de tantas viagens a terras estrangeiras, umas já efectuadas e outras a efectuar, comandadas pelo Senhor Presidente, com a participação dos Senhores Vereadores do PSD e restante Staff , numa época de apelo do Senhor Presidente da República para que façam viagens “ cá dentro”, o país agradeceria e os Sardoalenses não ficariam mais endividados, se também aqui no Sardoal houvesse consciência de que estamos a atravessar uma das maiores crises económica e financeira da nossa vida e que se não houver poupança, também aqui no Sardoal, se não houver contenção nas despesas, poderemos chegar ao final do ano e não termos dinheiro para pagar a totalidade dos salários dos funcionários desta Câmara.
Senhor Presidente, Senhores Vereadores,
Como a difícil vida dos Sardoalenses não pára, apesar da já acostumada viagem de “Estudo às Eurodisney”, gostaríamos de questionar V. Ex.ª sobre 16 questões concretas do nosso concelho, a saber:
1. Qual é o ponto de situação do processo de revisão do PDM de Sardoal? Qual, designadamente o resultado da reunião coma Empresa?
2. Qual é o ponto de situação do processo de revisão do Plano de Pormenor da Tapada da Torre?
3. Qual é o ponto de situação da urbanização municipal, em Andreus?
4. Qual é o ponto de situação do projecto de construção de um Centro de Férias previsto para as antigas escolas primárias de Cabeça das Mós?
5. Qual a utilização actual e projectada para a antiga escola primária de Monte Cimeiro/ Vale das Onegas?
6. Os autocarros municipais encontram-se equipados com as exigências legais de modo a poderem ser utilizados nos transportes escolares?
7. Em que estado se encontra a máquina de rastos (bulldozer) que assegura a limpeza e conservação dos estradões e caminhos florestais?
8. Quantos quilómetros de estradões e caminhos florestais foram limpos ou submetidos a trabalhos de conservação no corrente ano de 2010?
9. Qual é o ponto de situação do projecto de recuperação da Casa Grande ou dos Almeidas?
10. Para quando a recuperação de alguns edifícios municipais (Paços do Concelho, antigo Externato Rainha Santa Isabel, Cadeia Velha, etc.)?
11. Qual foi o custo total das viagens dos idosos?
12. Quantos estudantes participam na viagem à eurodisney e qual o staff que integra a comitiva?
13. Qual é o ponto de situação do pagamento das dívidas às Juntas de Freguesia do nosso Concelho?
14. Quais foram os projectos objecto de candidatura ao QREN e qual é o ponto de situação das respectivas candidaturas?
15. Reafirmamos a pergunta feita nas últimas sessões relativamente a cota da Barragem da Lapa. A que se deve a existência de uma cota que é visivelmente baixa para um ano que foi de grande pluviosidade? Poderá assegurar aos sardoalenses que durante o Verão correrá em todas as torneiras do Concelho água com qualidade e qualidade?
16. Para quando uma posição pró – activa, esclarecedora e politicamente forte do Senhor Presidente, que contribua para a resolução do problema dos sinais avariados desde início de Junho? Veja que não lhe estamos a pedir para resolver, agora, o problema que não conseguiu resolver, com vários Governos, durante 17 anos. Isso revelaria da parte dos Vereadores Socialistas o reconhecimento de uma capacidade tardia que efectivamente não reconhecemos. Unicamente estamos a exigir que , antes que haja mais algum acidente grave, porque sem serem graves já ocorreram vários, faça o que tem a fazer.
Sardoal, 18 de Julho de 2010
Os Vereadores,
Fernando Vasco e Pedro Duque"
<< Home