SARDOAL Partido Socialista

Informação relativa à actividade do Partido Socialista no Sardoal e dos seus eleitos autárquicos. Autárquicas 2013- Sardoal a caminho da MUDANÇA

28 junho, 2010

Organização Não Governamental “ Riders for Health”e Yamaha Super Teneré passam no Sardoal a caminho de África

Declaração Política

(Sessão de Câmara de 25 de Maio de 2010)

Um casal de motards britânicos fundaram, nos anos 80, uma Organização Não Governamental “ Riders for Health” com o objectivo de apoiar os profissionais de saúde que trabalham nas zonas mais desfavorecidas de África.

Decorre actualmente uma iniciativa conjunta desta ONG e da Yamaha Super Teneré que consiste na participação numa Expedição de mais de 30 motos conduzidas por jornalistas dos principais jornais desportivos europeus, num percurso que partiu de França com destino a Marrocos e visa doar cinco Yamaha Super Teneré a esta ONG.

Esta iniciativa poderá ser visualizada em http://rideforlife.super-tenere.com/ e nela participaram Randy Mamola, antigo campeão francês de provas de velocidade, Stéfane Peterhansel, recordista de vitórias no Dakar e entre muitos outros, o português Hélder Rodrigues.

Perguntar-me-ão, mas o que é esta meritória iniciativa tem a ver com o Sardoal?

Tem tudo a ver com o Sardoal e sobretudo com a falta de visão, que importa corrigir para que o Sardoal possa, ainda, vir a ter Futuro:

- Investimento, Turismo, Organização, Informação, Disponibilidade, Aproveitamento de Oportunidades.

Sem investimento, não há criação de riqueza, sem criação de riqueza não existe possibilidade de a redistribuir.

Uma das fontes de criação de riqueza, será sem dúvida, no futuro, o aproveitamento turístico da barragem da Lapa e da sua zona contígua, mas até que os Sardoalenses assim o exijam, existem outras fontes de criação de riqueza associadas ao turismo e designadamente à restauração, que deverão colher, por parte desta Câmara, uma atenção muito especial.

Torna-se deste modo fundamental incutir na actual estrutura organizativa camarária, objectivos de captação de informação, junto de todos operadores de restauração existentes no Concelho, cuja qualidade nos serviços prestados, é uma mais-valia para o Concelho, de modo a aproveitar e potenciar a centralidade da localização do Sardoal e as oportunidades que daí resultam.

Tudo isto, para que não volte a acontecer, o que aconteceu no passado dia 11 de Maio, na Vila do Sardoal.

Tivemos um potencial inimaginável de promoção, nacional e internacional, do nosso Concelho nesse dia e nada aproveitámos.

E não aproveitámos nada, porque neste caso, como em tantos outros, faltou Organização, Informação e Disponibilidade, a este executivo do PSD.

Para que conste e para memória futura, aqui deixo algumas fotos da passagem pelo Sardoal, onde almoçaram, vindos de Paris, Toulouse, Madrid, Serra da Estrela, onde pernoitaram, a caminho de Lisboa com destino final em Marraquexe, dezenas de jornalistas dos principais jornais desportivos do Mundo, guiados por campeões de motociclismo, e que poderiam, e certamente o fariam com gosto, ter retratado a sua passagem por esta nossa terra.

Nem uma referência ao Sardoal, nas páginas e páginas que vão escrevendo nos seus periódicos e Blog,s. e porquê?

A explicação, quanto a nós, é simples: nada aconteceu institucionalmente para que o Sardoal fosse notícia. E, como diz o povo, quem não aparece esquece. E o Presidente da Câmara não apareceu e como tal o Sardoal foi , mais uma vez , esquecido.





Acertámos nos números, mas esquecemos de entregar o euro milhões…

Sardoal, 20 de Maio de 2010
Partido Socialista, O Vereador ( Fernando Vasco)

No seguimento da Declaração Política foi apresentada pelo Vereador Fernando Vasco a seguinte proposta:

Os Vereadores do PS propõem a celebração de um protocolo com os comerciantes de restauração do Sardoal, com o objectivo da Câmara disponibilizar pacotes de turismo local, em contrapartida da informação prestada à edilidade, sobre a ocorrência de acontecimentos que venham a ter lugar nesses espaços e se caracterizem pela sua notoriedade ou dimensão nacional ou internacional.

“A Câmara Municipal deliberou não aprovar a proposta, com três votos contra e dois a favor, por considerar que este tipo de acções há já muito que são feitas, tudo o que se entende ser necessário é disponibilizado para dar a conhecer o Sardoal às pessoas de fora. 

 “ ( toda a informação em http://www.cm-sardoal.pt/NR/rdonlyres/00016d43/xgbmpetkowjfjnpcxaestozjbucomlna/Acta20100525CamaraMunicipal010.pdf )