SARDOAL Partido Socialista

Informação relativa à actividade do Partido Socialista no Sardoal e dos seus eleitos autárquicos. Autárquicas 2013- Sardoal a caminho da MUDANÇA

08 novembro, 2012

Não basta prometer é preciso CUMPRIR

Declaração politica proferida em sessão de Câmara de 31 de Outubro de 2012

Senhor Presidente,

Senhores Vereadores.

Aproxima-se a época em que em democracia, os cidadãos irão ser chamados a optar pela escolha dos seus dirigentes locais, por aqueles que apresentarem um conjunto de ideias, programas e objetivos que mais se identificarem com a sua forma de perspetivar o futuro do Sardoal.

Os eleitores ver-se-ão confrontados por propostas diferentes, quanto ao futuro do Sardoal e dos Sardoalenses, mas ver-se-ão também confrontados com a avaliação do cumprimento do programa que há 3 anos lhes apresentaram e pelas promessas que então lhes fizeram.

No caso do Sardoal, ao fim de 3 anos de mandato, a constatação relativa ao cumprimento das promessas eleitorais que a atual equipa constituída pelo Presidente Fernando Moleirinho e Vice- Presidente Miguel Borges fizeram aos Sardoalenses só pode ser uma:

- Nenhuma das promessas eleitorais se encontra cumprida, a saber:

1- Ampliação da Zona Industrial de Sardoal e criação de zonas industriais em cada uma das freguesias;

2-Construção de um pavilhão multiusos para a realização de eventos para promoção das atividades económicas e para a instalação de um ninho de empresas;

3- Conclusão do projeto “ Vila Desportiva” (Complexo Desportivo Municipal, com os seguintes objetivos:

a) Construção do pavilhão Gimnodesportivo;

b) Construção de dois campos de ténis;

c) Construção de parques desportivos nas principais localidades do nosso concelho.

4- Recuperação do edifício onde funcionou o Externato Rainha Santa Isabel;

5- Aquisição de terrenos para desenvolvimento de programas de construção de habitação a custos controlados para fixação de jovens casais;

6- Recuperação de imoveis destinados a habitação social, propriedade do município;

7- Renovação da sinalização rodoviária na rede viária municipal;

Relativa a obra feita nestes últimos três anos convidamos o Senhor Presidente ou o Senhor Vice Presidente a indicarem UMA obra realizada que marque este mandato.

A resolução dos problemas estruturais do Sardoal arrasta-se décadas após décadas.

Veja-se o caso do Plano Diretor Municipal (PDM) plano essencial para criar condições para o desenvolvimento do Concelho, arrasta-se desde 2004, ou da Barragem da Lapa, inaugurada em 2002, passados mais de 10 anos, a obra ainda não foi entregue à Câmara Municipal do Sardoal pela Construtora. Nesta construção, como sabem, foram detetados graves problemas estruturais, em termos de segurança, que obrigarão a profundas reparações que, de acordo com relatórios técnicos, obrigarão ao esvaziamento total ou parcial, a ver vamos , da barragem, com as consequências ainda imprevisíveis para distribuição de água às populações.

Ou a qualidade da água que os Sardoalenses consomem, ou o contínuo endividamento com recurso a empréstimos de x em x anos para pagar as dívidas correntes.

Para somar a tudo isto, os Sardoalenses passaram a sofrer com o maior aumento tarifário no preço da água e demais taxas de saneamento ocorrido desde que é distribuída água aos Sardoalenses. Já agora, para avivar a memória o autor desta proposta, é sempre bom relembrar, foi o Vice-presidente Miguel Borges.

Em causa está, na próxima escolha eleitoral, a sobrevivência do Sardoal enquanto concelho e dos Sardoalenses enquanto Comunidade.

É fundamental para defender a sustentabilidade no futuro que a responsabilidade pelo passado seja apurada.

Estamos convictos que os Sardoalenses saberão responder, no momento certo, a esta exigência.
Sardoal , 31 de Outubro de 2012
O Vereador
Fernando Vasco