SARDOAL Partido Socialista

Informação relativa à actividade do Partido Socialista no Sardoal e dos seus eleitos autárquicos. Autárquicas 2013- Sardoal a caminho da MUDANÇA

07 setembro, 2012

A Incapacidade de resolver os problemas dos Sardoalenses

Intervenção do Vereador Fernando Vasco em Sessão de Câmara

Senhor Presidente,


Senhores Vereadores.

Sendo V. Exas, desde 1993, responsáveis máximos e únicos pela gestão desta Câmara quererão responder, não a nós em particular, mas aos Sardoalenses, porque é que quase todos os projetos desenvolvidos ou aqueles que tiveram obrigatoriamente de prosseguir, têm uma característica comum quanto à sua execução:

- Não cumprimento de prazos, atrasos sistemáticos, de anos, com as mais esfarrapadas justificações.


Em concreto, e isto vem a propósito das oportunas intervenções ocorridas na última Sessão de Câmara, por parte de dois munícipes, sobre o tempo de demora de resposta a uma petição (mais de 8 anos) sobre a concretização de projectos de toponímia para a vila de Sardoal e para a Venda Nova.

Vejamos dois ou três casos concretos, paradigmáticos, deste mal maior, que resulta da incapacidade absoluta de liderar, de motivar e de ultrapassar eventuais dificuldades processuais, as quais acontecem em todos os procedimentos, em todo o tipo de organizações:

- Barragem da Lapa, inaugurada em 2002, passados mais de 10 anos, a obra ainda não foi entregue à Câmara Municipal do Sardoal pela Construtora. Nesta construção, como sabem, foram detetados graves problemas estruturais, em termos de segurança, que obrigarão a profundas reparações que, de acordo com relatórios técnicos, obrigarão ao esvaziamento total ou parcial, a ver vamos , da barragem, com as consequências ainda imprevisíveis para distribuição de água às populações.

Em 30 de Novembro de 2010, o Vice-presidente da Câmara, em Assembleia Municipal, elencou as medidas tomadas para resolver esta questão que se tem arrastado na última década.

Passado um ano, tudo na mesma, sem que nenhuma obra se tivesse iniciado, o vice-presidente da autarquia, anunciou à Lusa o início de descargas controladas na Barragem em virtude de se verificar “ por deficiente construção” uma fissura junto à parede do descarregador e a inexistência de tela de isolamento no paredão junto à fonte de captação deficiências que condicionam, segundo afirmou, o total aproveitamento da barragem.

A incapacidade de resolver este assunto é manifesta.

-Plano Diretor Municipal (PDM) plano essencial para criar condições para o desenvolvimento do Concelho, arrasta-se desde 2004, tendo o Vice presidente Miguel Borges justificado este atraso, em 30 de Novembro de 2010 com “ questões de natureza contratuais, com a empresa que deveria desenvolver este projeto”.

Questões “contratuais” e V. Ex.ªs, passados estes anos todos, ainda não conseguiram superar os problemas “ contratuais” do processo de revisão do PDM?

Também neste caso a incapacidade de resolver este assunto é manifesta.

- Promessas eleitorais, mais uma incapacidade evidente de, passados três anos de as terem prometido, não terem concretizado nenhuma ainda, a saber:


1- Ampliação da Zona Industrial de Sardoal e criação de zonas industriais em cada uma das freguesias;

2-Construção de um pavilhão multiusos para a realização de eventos para promoção das atividades económicas e para a instalação de um ninho de empresas;

3- Conclusão do projeto “ Vila Desportiva” (Complexo Desportivo Municipal, com os seguintes objetivos:

a) Construção do pavilhão Gimnodesportivo;

b) Construção de dois campos de ténis;

c) Construção de parques desportivos nas principais localidades do nosso concelho.

4- Recuperação do edifício onde funcionou o Externato Rainha Santa Isabel;

5- Aquisição de terrenos para desenvolvimento de programas de construção de habitação a custos controlados para fixação de jovens casais;

6- Recuperação de imoveis destinados a habitação social, propriedade do município;

7- Renovação da sinalização rodoviária na rede viária municipal;

Estes são apenas, alguns exemplos, das muitas promessas que foram presentes aos sardoalenses em atos eleitorais e que não foram cumpridas.

Senhor Presidente

Senhores Vereadores,


Para concluir esta Declaração Política e contrariando a versão propagandista ultimamente levada a cabo nesta Câmara afirmar, que segundo o “Mirante”, a divida do município do Sardoal, em 26 de Maio de 2012, era de 7, 581 M euros, mais do dobro de municípios como Mação e Golegã e superior a Municípios como Coruche, Benavente ou Salvaterra de Magos.

Atendendo ao facto de a quase totalidade das receitas ser proveniente de transferências do Estado e estarem quase totalmente alocadas a despesas correntes, de pessoal e de funcionamento, obviamente que o endividamento do Sardoal é mais grave que o de muitos Municípios com maior volume de divida mas com igualmente maior volume de receita.

Esta é pois uma câmara com um endividamento brutal, fruto de políticas despesistas levadas a cabo nos últimos anos e cujos responsáveis os Sardoalenses conhecem cada vez melhor, têm nome e uma cor política por detrás: PSD

Disse

Sardoal, 04.09.2012