SARDOAL Partido Socialista

Informação relativa à actividade do Partido Socialista no Sardoal e dos seus eleitos autárquicos. Autárquicas 2013- Sardoal a caminho da MUDANÇA

10 janeiro, 2008

Detectado tambem Fungicida na água distribuída em Alcaravela

O PS/Sardoal entende que a solução defendida pelo Presidente da Câmara de utilizar " as Águas de furos e minas" como alternativa de abastecimento não deverá ser aplicado sem serem efectuadas primeiro análises químicas e bacteriológicas aos mesmos. Existem furos e minas não utilizados há vários anos, pelo que se torna necessário certificar, por análise, a qualidade das respectivas águas antes de as introduzir na rede pública.
Por outro lado, PS/Sardoal recomenda aos Sardoalenses que sigam escrupulosamente as orientações do Delegado de Saúde abaixo transcritas no comunicado da Agência Lusa que integralmente se transcreve:


"
Sardoal: Accionado sistema alternativo de abastecimento de água devido a presença de pesticida na rede
10 de Janeiro de 2008, 15:33

Sardoal, Santarém, 10 Jan (Lusa) - A Câmara Municipal de Sardoal decidiu hoje accionar os sistemas alternativos de abastecimento de água ao concelho, depois de detectada a presença de tirame (pesticida) na rede de Valhascos e de Alcaravela.
O presidente da Câmara de Sardoal, Fernando Moleirinho, disse hoje à Agência lusa que esta "é uma atitude preventiva concertada com o Delegado de Saúde concelhio".
"A partir de hoje estão accionados todos os sistemas alternativos de abastecimento de água às populações", disse o autarca, acrescentando que, "enquanto as águas da Barragem da Lapa não apresentarem resultados satisfatórios", todas as freguesias do concelho passam a ser abastecidas por água proveniente de furos e de minas.
Segundo Fernando Moleirinho, a excepção será nas localidades de Valhascos e de Cabeça das Mós, por não disporem de sistema alternativo de abastecimento de água.
"Os bombeiros ficarão encarregues de, todos os dias e através de autotanques, levarem água a essas povoações", esclareceu.
O Delegado de Saúde confirmou à agência Lusa que "o tirame foi também detectado nas águas de consumo na freguesia de Alcaravela, pelo que foram dadas instruções para a tomada de medidas idênticas à de Valhascos".
Nandim de Carvalho disse ainda que foram efectuadas análises em vários pontos da Barragem para tentar determinar "qual a extensão da existência do fungicida nas águas de consumo" no concelho de Sardoal.
Segundo disse, este fungicida está presente em vários produtos existentes no mercado para uso agrícola, sendo que "a ingestão do tirame em termos prolongados e em doses elevadas poderá ter toxicidade a nível do aparelho digestivo".
O Delegado de Saúde disse à Lusa que, uma vez que os valores destas águas excedem os limites permitidos por lei, "o seu consumo deve ser suspenso até que seja feita a confirmação de que a água está efectivamente potável".
O responsável disse ainda que "as populações devem seguir as indicações e não devem consumir nem cozinhar com esta água".
Os resultados das contra-análises efectuadas à qualidade da água da rede pública - devido à detecção de anomalias na passada semana - deverão ser conhecidos na próxima quarta-feira.
MYF.
Lusa/Fim"