SARDOAL Partido Socialista

Informação relativa à actividade do Partido Socialista no Sardoal e dos seus eleitos autárquicos. Autárquicas 2013- Sardoal a caminho da MUDANÇA

09 janeiro, 2008

Noticia do Diário Digital sobre a situação nos Valhascos

Sardoal: Autarquia admite alargar proibição consumo de água

A Câmara Municipal de Sardoal admitiu hoje alargar a restrição do consumo da água de rede pública a outras freguesias além de Valhascos, após suspeitas de contaminação da Barragem da Lapa, a maior fonte pública de abastecimento de todo o concelho.
O presidente da Câmara de Sardoal disse à Agência Lusa que «tudo indica que a contaminação possa ter origem na água que abastece a Barragem da Lapa que, por sua vez, abastece a maior parte das oito freguesias» do concelho.
Segundo Fernando Moleirinho (PSD), «esta medida [o alargamento da restrição do consumo] está dependente dos resultados das análises que chegarão na próxima semana», mas pode avançar «se essa for também a decisão do delegado de Saúde».
Em reunião de Câmara realizada hoje, foi unânime a decisão de estender a todo o sistema de abastecimento de água do concelho a realização de mais análises à qualidade da água.
Pedro Duque, vereador do PS, disse à Lusa que o fungicida encontrado na análise efectuada em Valhascos «é um vírus extremamente nocivo para o ambiente e actua junto das águas a longo prazo, pelo que importa saber o quanto antes se não existe também em toda a restante rede pública de Sardoal».
«Foi unânime o entendimento de que é necessário actuar preventivamente junto das populações e alargar rapidamente as análises a todas as fontes de abastecimento de água do concelho e apurar se não teremos aqui um problema de saúde pública grave ou mesmo um crime ambiental», disse.
Segundo o presidente da autarquia, «a análise que apresentou valores superiores ao permitido por lei foi efectuada a 28 de Agosto e só no dia 03 de Janeiro foram conhecidos os resultados».
«Informámos o delegado de Saúde que, de imediato, instaurou medidas preventivas e restritivas ao consumo da água da rede pública», acrescentou.
«Ainda hoje não existe uma pista ou uma ideia sobre a origem do vírus, mas a GNR já está no terreno a investigar as possíveis causas da poluição», afirmou.
Desde o passado fim-de-semana que a povoação da freguesia de Valhascos está a ser abastecida de água por autotanques após ter sido detectada a presença de tirame (pesticida) na água da rede pública.
De dois em dois dias, os Bombeiros Municipais de Sardoal fazer deslocar um autotanque com 9 mil litros de água potável para distribuir pelos cerca de 500 habitantes da localidade.
Diário Digital / Lusa
09-01-2008 18:36:00