SARDOAL Partido Socialista

Informação relativa à actividade do Partido Socialista no Sardoal e dos seus eleitos autárquicos. Autárquicas 2013- Sardoal a caminho da MUDANÇA

09 janeiro, 2008

Comunicado do PS/ Sardoal sobre a distribuição de água imprópria para consumo, com o fungicida Tirame,na rede pública municipal do Sardoal

COMUNICADO
1-O PS /Sardoal tomou conhecimento, no dia 8 de Janeiro pelas 20h, através da agência Lusa das decisões tomadas pela CMS relativas à protecção da Saúde Pública em consequencia da constactada contaminação da água da rede pública de Valhascos, por força da publicitação das análises efectuadas em 28 de Agosto de 2007, que detectaram a presença de um fungicida,de nome Tirame, em valores superiores a 200% do parâmetro considerado normal.

2-O que está em causa, pelo menos, a partir de 23 de Agosto de 2007 até à presente data, é saber:
- Se a rede pública de Valhascos continua contaminada ou seja, se continua imprópria para consumo?

- Se a restante rede pública do Concelho se encontra igualmente contaminada ou se pelo contrário, o foco de contaminação foi localizado no ramal que serve a freguesia de Valhascos?


3- Dada a gravidade da situação por estar em causa a Saúde Pública, os Vereadores do PS proposeram no dia 9 de Janeiro, em Sessão de Câmara que sejam realizadas análises a todos os sistemas independentes de abastecimento de água no Concelho, que permitam garantir que a saúde pública de todos os Munícipes se encontra salvaguardada, ao mesmo tempo que requereram a consulta, com carácter de urgência, ao sistema de análises da água utilizada pelo Município.

4-Entretanto o Presidente da Câmara disse à Agência Lusa que «tudo indica que a contaminação possa ter origem na água que abastece a Barragem da Lapa que, por sua vez, abastece a maior parte das oito freguesias» do concelho.

5- Ora , a barragem da Lapa é a reserva estratégica de água do Concelho. As consequencias da sua contaminação são irreparáveis.

6-Os Sardoalenses querem saber porque é que uma análise efectuada a 28 de Agosto, que indica a presença de um fungicida de consequencias nefastas para a saúde pública da população dos Valhascos, só é conhecida a 8 de Janeiro ( 4 meses e 10 dias após a recolha)?

7-Os Sardoalenses querem saber quais as razões que levaram a que uma análise de identico teor efectuada em 23 de Outubro em Alcaravela, só hoje dia 10 de Janeiro tenha sido levantada, já que a mesma se encontrava pronta desde 24 de Novembro de 2007?

8- Qual o resultado dessa análise?

9- Qual o resultado das análises químicas e bacteriológicas efectuadas no último ano à água da Barragem da Lapa que abastece 90% dos Sardoalenses?

10-O PS/ Sardoal considera da mais alta irresponsabilidade política, a omissão da execução dos mecanismos exigidos relativamente à salvaguarda de valores fundamentais dos munícipes como seja o direito a usufruir de água com qualidade certificada pela Câmara Municipal.

11- Uma certeza existe desde já, de 28 de Agosto até 23 de Outubro de 2007, milhares de Sardoalenses e forasteiros utilizaram para consumo próprio àgua da rede pública, contaminada com fungicida .

12-De 23 de Outubro até à presente data não existe evidencia científica que demonstre o contrário, ou seja que a rede pública de abastecimento via Barragem da Lapa não esteja igualmente imprópria para consumo .

13-A responsabilidade de salvaguardar a saúde pública no Concelho, designadamente o abastecimento de água e certificar a sua qualidade é da sua Autoridade máxima : O Senhor Presidente da Câmara.

14-Os Sardoalenses sabem que durante quatro meses andaram a pagar e a beber água com pesticida e sabem igualmente quem foi o responsável político por esse acto: O Presidente da Câmara Municipal do Sardoal.

Perante a gravidade desta situação o PS/Sardoal reunirá, no próximo sábado, dia 12, pelas 17h, a sua Comissão Politica conjuntamente com os Deputados do Grupo Municipal e os seus Vereadores, com um ponto único de Ordem de Trabalhos:

- Análise e tomada de posição sobre a distribuíção pela rede pública municipal de água imprópria para consumo.

O Presidente do PS/ Sardoal

Fernando Vasco