Comunicado do PS/ Sardoal sobre a distribuição de água imprópria para consumo, com o fungicida Tirame,na rede pública municipal do Sardoal
2º- Se a restante rede pública do Concelho se encontra igualmente contaminada ou se pelo contrário, o foco de contaminação foi localizado no ramal que serve a freguesia de Valhascos?
3- Dada a gravidade da situação por estar em causa a Saúde Pública, os Vereadores do PS proposeram no dia 9 de Janeiro, em Sessão de Câmara que sejam realizadas análises a todos os sistemas independentes de abastecimento de água no Concelho, que permitam garantir que a saúde pública de todos os Munícipes se encontra salvaguardada, ao mesmo tempo que requereram a consulta, com carácter de urgência, ao sistema de análises da água utilizada pelo Município.
4-Entretanto o Presidente da Câmara disse à Agência Lusa que «tudo indica que a contaminação possa ter origem na água que abastece a Barragem da Lapa que, por sua vez, abastece a maior parte das oito freguesias» do concelho.
5- Ora , a barragem da Lapa é a reserva estratégica de água do Concelho. As consequencias da sua contaminação são irreparáveis.
6-Os Sardoalenses querem saber porque é que uma análise efectuada a 28 de Agosto, que indica a presença de um fungicida de consequencias nefastas para a saúde pública da população dos Valhascos, só é conhecida a 8 de Janeiro ( 4 meses e 10 dias após a recolha)?
7-Os Sardoalenses querem saber quais as razões que levaram a que uma análise de identico teor efectuada em 23 de Outubro em Alcaravela, só hoje dia 10 de Janeiro tenha sido levantada, já que a mesma se encontrava pronta desde 24 de Novembro de 2007?
8- Qual o resultado dessa análise?
9- Qual o resultado das análises químicas e bacteriológicas efectuadas no último ano à água da Barragem da Lapa que abastece 90% dos Sardoalenses?
10-O PS/ Sardoal considera da mais alta irresponsabilidade política, a omissão da execução dos mecanismos exigidos relativamente à salvaguarda de valores fundamentais dos munícipes como seja o direito a usufruir de água com qualidade certificada pela Câmara Municipal.
11- Uma certeza existe desde já, de 28 de Agosto até 23 de Outubro de 2007, milhares de Sardoalenses e forasteiros utilizaram para consumo próprio àgua da rede pública, contaminada com fungicida .
12-De 23 de Outubro até à presente data não existe evidencia científica que demonstre o contrário, ou seja que a rede pública de abastecimento via Barragem da Lapa não esteja igualmente imprópria para consumo .
13-A responsabilidade de salvaguardar a saúde pública no Concelho, designadamente o abastecimento de água e certificar a sua qualidade é da sua Autoridade máxima : O Senhor Presidente da Câmara.
14-Os Sardoalenses sabem que durante quatro meses andaram a pagar e a beber água com pesticida e sabem igualmente quem foi o responsável político por esse acto: O Presidente da Câmara Municipal do Sardoal.
Perante a gravidade desta situação o PS/Sardoal reunirá, no próximo sábado, dia 12, pelas 17h, a sua Comissão Politica conjuntamente com os Deputados do Grupo Municipal e os seus Vereadores, com um ponto único de Ordem de Trabalhos:
- Análise e tomada de posição sobre a distribuíção pela rede pública municipal de água imprópria para consumo.
O Presidente do PS/ Sardoal
Fernando Vasco
<< Home