Ainda a Conferência organizada pelo PS no Sardoal no passado dia 26 de Maio
Gostaria de realçar a relevânçia política de, pela primeira vez em 33 anos de Democracia,termos tido o privilégio de ter, entre nós , no Centro Cultural Gil Vicente, no passado dia 26 de Maio, dois destacados Membros do Governo, Eduardo Cabrita e Fernando Medina, a debater com todos os que estiveram presentes, dois dos temas mais importantes para o futuro das Autarquias e em especial para o Futuro da nossa Autarquia- o Sardoal-.
O tema da nova "Lei das Finanças Locais" e sua importância no reequílibrio orçamental das autarquias tratado pelo Secretário de Estado Eduardo Cabrita abriu caminhos e esclareceu dúvidas sobre as nefastas consequências dum desequílibrio Orçamental nas Câmaras em que as despesas são, cada vez mais, superiores às receitas e as receitas em vez de aumentarem à custa de novos serviços prestados aos munícipes, limitam-se a viver à custa das transferências do Estado Central, criando um défice e um endividamento cada vez maior.
Vejamos o nosso caso concreto:
O Município do Sardoal tem um Orçamento real de aproximadamente de 4,5 M Euros, muito embora tenha feito aprovar um Orçamento de 9,6M Euros.
O Montante de transferências em 2007 da Administração Central para o Município é de 3,3M Euros;
E a previsão de endividamento liquido em 31/12/2006 é no Valor aproximado de 8.7M Euros;
Se somarmos a este Valor o valor da Dívida existente a fornecedores de aproximadamente 1M Euros, verificamos que a saúde financeira da Autarquia está totalmente debilitada e sem perspectivas de melhorias a curto Prazo. O Endividamento real é mais do dobro do orçamento real, mas se tal endividamento correspondesse a Obra Feita em beneficio das gerações vindouras, ainda se poderia questionar a sua utilidade.
Mas como é sabido, e a análise das Contas relativas a 2006 provaram, a maior parte das despesas correspondem a despesas de funcionamento, designadamente com pessoal, sendo nulas ou de reduzido impacto as despesas com investimento.
Daí que neste quadro de difícil sustentibilidade económica , a importância do factor externo, os sinais políticos de esperança que daí advêm, são determinantes na perspectiva de voltar a colocar o Sardoal no mapa da cidadania e do desenvolvimento.
A presença de dezenas de Sardoalenses dos mais variados quadrantes políticos, empresários e dirigentes associativos dão-nos a garantia de que, internamente, tambem se começa a vislumbrar esperança na mudança de rumo político no Sardoal.
O sinal político de apoio e esperança, por parte dos Dirigentes Nacionais e dos Dirigentes Distritais do Partido Socialista, bem como dos nossos Deputados, de que os Sardoalenses, apesar do desgoverno do PSD nos últimos 13 anos, não estão sós é extremamente estimulante para todos os Sardoalenses.
Mais iniciativas, com esta qualidade, irão acontecer no Sardoal e servirão também para credibilizar a oposição do PS/Sardoal como alternativa ganhadora nas próximas eleições autárquicas.
Trabalharemos todos os dias para merecer a confiança dos Sardoalenses e com a ajuda de todos, em 2009 cá estaremos, com o nosso Projecto de Desenvolvimento, de Inovação, de Apoio aos Jovens e aos Idosos, com a convicção profunda de que conseguiremos colocar o Sardoal no MAPA DA CIDADANIA E DO DESENVOLVIMENTO.
O Presidente do PS/Sardoal
Fernando Vasco
Veja as imagens do encerramento:
<< Home