SARDOAL Partido Socialista

Informação relativa à actividade do Partido Socialista no Sardoal e dos seus eleitos autárquicos. Autárquicas 2013- Sardoal a caminho da MUDANÇA

28 abril, 2007

Carta do Presidente da CPC do PS/ Sardoal ao Director do " Diário de Portalegre" sobre a publicação de um comunicado do Presidente da CMSardoal

A publicação desta carta pode ser visualizada directamente no seguinte endereço.

http://www.agencia.ecclesia.pt/pub/42/noticia.asp?jornalid=42&noticiaid=45262


Carta ao Director
.
Exmo. Senhor Director
do jornal regional “Distrito de Portalegre”

Publicou V. Ex.ª, na edição de 29de Março de 2007, um comunicado do Presidente da Câmara Municipal do Sardoal em que são feitas algumas alusões, em linguagem menos própria, ao PS/ Sardoal, que pela diferença que pretendemos ser, não será merecedor, nesta sede, da nossa resposta.

No entanto, atendendo a que o PS/ Sardoal, através do Presidente da sua Comissão Política em 6 de Março, pelas 15h e 8m, tomou uma posição pública sobre a questão da “Sarplás”, solicita-se ao Senhor Director do “Distrito de Portalegre” a respectiva publicação, na medida em que nos parece que os leitores do prestigioso periódico que V. Ex.ª dirige ficarão mais esclarecidos ao terem acesso às posições vinculadas, em tempo, por ambas as partes.

06 MARÇO, 2007
Fábrica SARPLAS- 52 Trabalhadores no Desemprego
Fábrica SARPLAS-52 trabalhadores no desemprego no Concelho do Sardoal
O PS/Sardoal tomou conhecimento da entrada em Tribunal do pedido de insolvência do maior empregador privado do Concelho “Fábrica da Sarplás” que terá como consequência o desemprego para 52 trabalhadores, 37 dos quais residentes no Concelho do Sardoal.
Queremos em primeiro lugar manifestar a nossa solidariedade com os 52 trabalhadores da Sarplás e a nossa disponibilidade para ajudar a encontrar uma solução para esta trágica situação para estas 52 famílias e para o Concelho do Sardoal.
O PS/Sardoal por diversas vezes tem denunciado publicamente, em sessões de Câmara, na Assembleia Municipal e em diversas oportunidades, o executivo camarário, na pessoa do Presidente da Câmara, pela forma inadequada como tem prosseguido a sua política de captação de novos investimentos para o Concelho e de criação de condições objectivas para a manutenção dos postos de trabalho nos diversos empregadores no Concelho.
O investimento no Concelho promovido pela Câmara Municipal é nulo ou de dimensão negativa, por outro lado, ao longo de mais de uma década de mandato não é conhecida qualquer relação objectiva de implementação de políticas pró-activas de relação de proximidade com os empresários do Concelho que permitissem ao longo do tempo criar condições para a viabilidade das empresas e em consequência para a manutenção dos seus postos de trabalho.
Cada um deve assumir as suas responsabilidades. A Câmara municipal e o PSD devem assumir as suas responsabilidades neste processo concreto.
É bom recordar, quantas vezes o Senhor Presidente da Câmara, ao longo da última década, sendo conhecedor da difícil situação da empresa, reuniu com a sua administração, ou com os trabalhadores para saber se a Autarquia poderia ajudar na resolução dos problemas que se iam avolumando. É bom recordar como o PSD, em 1997, na altura com a presença do SG do Partido, soube aproveitar-se das instalações da empresa para a campanha eleitoral.
A autarquia do Sardoal nada fez até ontem. Ontem multiplicou-se em esforços: contactos oficiais, audiência concedida ao administrador da Empresa, hoje contactos com os órgãos da Comunicação Social. Não pode nem deve o Presidente da Câmara pedir ao Governo que perdoe eventuais dívidas fiscais ou à segurança Social. O discurso do “perdão” não é justo socialmente.
O PS /Sardoal lamenta que todo este esforço só tenha tido lugar após a entrada do processo em tribunal e não em tempo útil.
Em situações dramáticas, como são as que as 52 famílias atingidas estão a viver, o oportunismo político deve ser duplamente condenável.
O PS é oposição no Concelho do Sardoal, mas isso não o impede, pelo contrário estimula-o a tentar encontrar uma solução para estas 52 famílias e gostaria desde já de contribuir para essa solução, invocando o papel que a autarquia, no seu todo, deve assumir, comparticipando na parte que lhe disser respeito, na subscrição com o Ministério do Trabalho / Centro de Emprego de um Plano Ocupacional que permita a colocação destes 52 trabalhadores ou daqueles que forem possíveis, em projectos dinamizados pela Câmara Municipal ou pelas Juntas de Freguesia.

Trabalharemos, enquanto Vereadores e Deputados Municipais nesse sentido e tudo faremos para que os planos ocupacionais sejam parte da solução deste grave problema para estas famílias e para o Concelho do Sardoal.

O Presidente da Comissão Política Concelhia do PS
Fernando Vasco


Geral O Distrito de Portalegre 19/04/2007 09:46 4339 Caracteres

--------------------------------------------------------------------------------

Copyright© Agência Ecclesia