SARDOAL Partido Socialista

Informação relativa à actividade do Partido Socialista no Sardoal e dos seus eleitos autárquicos. Autárquicas 2013- Sardoal a caminho da MUDANÇA

06 março, 2007

Fábrica SARPLAS- 52 Trabalhadores no Desemprego

Fábrica SARPLAS-52 trabalhadores no desemprego no Concelho do Sardoal

O PS/Sardoal tomou conhecimento da entrada em Tribunal do pedido de insolvência do maior empregador privado do Concelho " Fábrica da Sarplás" que terá como consequência o desemprego para 52 trabalhadores , 37 dos quais residentes no Concelho do Sardoal.
Queremos em primeiro lugar manifestar a nossa solidariedade com os 52 trabalhadores da Sarplas e a nossa disponibilidade para ajudar a encontrar uma solução para esta trágica situação para estas 52 famílias e para o Concelho do Sardoal.
O PS/Sardoal por diversas vezes tem denunciado publicamente, em sessões de Câmara, na Assembleia Municipal e em diversas oportunidades, o executivo camarário, na pessoa do Presidente da Câmara, pela forma inadequada como tem prosseguido a sua política de captação de novos investimentos para o Concelho e de criação de condições objectivas para a manutenção dos postos de trabalho nos diversos empregadores no Concelho.
O investimento no Concelho promovido pela Câmara Municipal é nulo ou de dimensão negativa, por outro lado, ao longo de mais de uma década de mandato não é conhecida qualquer relação objectiva de implementação de políticas pró-activas de relação de proximidade com os empresários do Concelho que permitissem ao longo do tempo criar condições para a viabilidade das empresas e em consequência para a manutenção dos seus postos de trabalho.
Cada um deve assumir as suas responsabilidades. A Câmara municipal e o PSD devem assumir as suas responsabilidades neste processo concreto.
É bom recordar, quantas vezes o Senhor Presidente da Câmara, ao longo da última decada,sendo conhecedor da dificil situação da empresa, reuniu com a sua administração, ou com os trabalhadores para saber se a Autarquia poderia ajudar na resolução dos problemas que se iam avolumando. É bom recordar como o PSD , em 1997 ,na altura com a presença do SG do Partido, soube aproveitar-se das instalações da empresa para a campanha eleitoral.
A autarquia do Sardoal nada fez até ontem. Ontem multiplicou-se em esforços: contactos oficiais, audiência concedida ao administrador da Empresa, hoje contactos com os orgãos da Comunicação Social. Não pode nem deve o Presidente da Câmara pedir ao Governo que perdoe eventuais dívidas fiscais ou à segurança Social. O discurso do " perdão" não é justo socialmente.
O PS /Sardoal lamenta que todo este esforço só tenha tido lugar após a entrada do processo em tribunal e não em tempo util.
Em situações dramáticas, como são as que as 52 familias atingidas estão a viver, o oportunismo politico deve ser duplamente condenável.
O PS é oposição no Concelho do Sardoal , mas isso não o impede, pelo contrário estimula-o a tentar encontra uma solução para estas 52 familias e gostaria desde já de contribuir para essa solução, invocando o papel que a autarquia, no seu todo, deve assumir, comparticipando na parte que lhe disser respeito, na subscrição com o Ministério do Trabalho / Centro de Emprego de um Plano Ocupacional que permita a colocação destes 52trabalhadores ou daqueles que forem possiveis, em projectos dinamizados pela Câmara Municipal ou pelas Juntas de Freguesia.
Trabalharemos, enquanto Vereadores e Deputados Municipais nesse sentido e tudo faremos para para que os planos ocupacionais sejam parte da solução deste grave problema para estas familias e para o Concelho do Sardoal.
O Presidente da Comissão Política Concelhia do PS
Fernando Vasco