SARDOAL Partido Socialista

Informação relativa à actividade do Partido Socialista no Sardoal e dos seus eleitos autárquicos. Autárquicas 2013- Sardoal a caminho da MUDANÇA

09 março, 2009

Apresentação da candidatura do PS à Presidência da Câmara e da Assembleia Municipal do Sardoal, vista pela LUSA

Sardoal, Portugal 08/03/2009 15:33 (LUSA) Temas: Política, eleições locais, Partidos e movimentos

Sardoal, Santarém, 8 Mar (Lusa) - “Investimento, coesão social e segurança” são os eixos prioritários da candidatura do PS à Câmara de Sardoal, encabeçada pelo jurista Fernando Vasco.
O jurista, de 54 anos, anunciou sábado a sua candidatura afirmando querer “ganhar as próximas eleições autárquicas ao PSD” e iniciar um “novo ciclo político que assente no investimento, na coesão social e na segurança, de modo a assegurar o futuro do concelho baseado num desenvolvimento sustentado”.

Segundo disse à Agência Lusa, “é tempo de acabar com estes 16 anos do ‘mais do mesmo’ no Concelho do Sardoal, onde o actual executivo de maioria PSD recorre sistemática e irresponsavelmente ao endividamento hipotecando assim o futuro do município por falta de estratégia, limitando-se a uma gestão de rotinas”.

“Temos dívidas a fornecedores e empreiteiros da ordem dos dois milhões de euros. Temos dívidas a longo prazo da ordem dos dez milhões de euros e temos um orçamento real anual da ordem dos 5,5 milhões de euros. É impossível, sem a adopção de uma nova política de mudança, de rigor, inverter esta situação”, afirmou.

“Estou convicto de que é possível um virar de página para os sardoalenses já este ano”, disse Fernando Vasco, garantindo que a lista que encabeça tem um “projecto de mudança e esperança” baseado na “melhoria da qualidade de vida” das populações e no “desenvolvimento sustentado” do concelho.

“Se merecermos a confiança da maioria dos sardoalenses, celebraremos de imediato um protocolo com a Câmara Municipal de Abrantes para que o concelho do Sardoal passe a ser abastecido de água da Barragem de Castelo do Bode, através da ligação da rede do Sardoal à rede de Abrantes, contribuindo assim para melhorar a qualidade de vida dos sardoalenses”, disse.
O candidato socialista afirmou ainda que, “assim que tomar posse”, as prioridades traduzir-se-ão no desenvolvimento de “políticas pró-activas de apoio aos empresários, através da criação de condições que permitam a manutenção e criação de novos empregos, e no apoio à população idosa, através da implementação de mecanismos de proximidade que lhes permita fornecer solidariedade, assistência e segurança a quem muitas vezes vive só”, com a promessa da criação “imediata” de uma unidade móvel de saúde.

“Outra prioridade é proporcionar aos jovens condições de desenvolvimento sociocultural e infra-estrutural que lhes permitam instalarem-se e fixarem-se no concelho, para além da uma efectiva exploração do potencial endógeno do concelho sustentado na floresta, na água e no turismo”, afirmou.

Licenciado em Direito e quadro superior da Assembleia da República, Fernando Vasco é especialista em Legística e Ciência da Legislação tendo desempenhado nos últimos quatro anos funções de chefe de gabinete do secretário de Estado da Administração Interna e de assessor do secretário de Estado da Protecção Civil liderando, ao mesmo tempo, a Comissão Politica Concelhia e a bancada socialista na Assembleia Municipal de Sardoal.

José Maria Mora de Campos, 64 anos, foi também tado como candidato do PS à Assembleia Municipal. Mora de Campos foi vereador na autarquia no período entre 1997 e 2001, foi presidente da Casa do Sardoal e da Casa do Ribatejo e preside actualmente à Mesa da Assembleia Geral da Radiodifusão Portuguesa.

O actual presidente da Câmara Municipal de Sardoal, Fernando Moleirinho (PSD), de 64 anos, professor aposentado, exerce o cargo de presidente do município de Sardoal há quatro mandatos consecutivos e já anunciou a sua recandidatura ao cargo nas eleições autárquicas deste ano.
Em Sardoal, concelho com cerca de 4100 habitantes e perto de 3800 eleitores, o actual executivo autárquico é composto por três elementos do PSD, contra dois do PS.
MYF
Lusa/Fim